A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática

Autores

  • Cláudio Cristiano Liell ULBRA
  • Arno Bayer ULBRA

Palavras-chave:

Formação continuada, Pesquisa-Ação, Educação Ambiental.

Resumo

Este artigo, que parte de uma pesquisa de doutorado, apresenta e analisa as
implicações de um trabalho de formação continuada em educação ambiental
e educação matemática baseado nos pressupostos da pesquisa qualitativa
da “Pesquisa-Ação”. A formação realizada, envolveu oito professores de
matemática dos anos fi nais do Ensino Fundamental da rede municipal e
estadual de São Sebastião do Caí, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os
procedimentos utilizados nesta formação seguiram os passos de planejamento,
ação, observação e refl exão para tomada de decisões. Este artigo está
fundamentado principalmente nas ideias de Carvalho (2001), Jacobi (2005),
Sorrentino (2001), Castro (2001), Penteado (2010), Behrens (1996), Thiollent
(1985,1998) e de acordo com os dados coletados, percebeu-se que a formação
desenvolvida, deu subsídios teórico-práticos aos educadores para que
realizassem práticas de sala de aula que fomentassem o desenvolvimento da
consciência ambiental dos envolvidos no processo educativo e também, por
meio do desenvolvimento das atividades envolvendo temáticas ambientais
nas aulas, contextualizar a matemática, aproximando-a da realidade local
dos estudantes.

Biografia do Autor

Cláudio Cristiano Liell, ULBRA

Pós Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática

Professor Universitário

Pesquisador da linha de pesquisa "Formação de Professores".

Arno Bayer, ULBRA

DOUTOR EM CIÊNCIAS

PROFESSOR TITULAR DO PPGECIM ULBRA

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Publicado

2019-04-01

Como Citar

Liell, C. C., & Bayer, A. (2019). A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática. Educar Em Revista, 35(73), 229–250. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60723

Edição

Seção

Demanda Contínua