O olhar complexo sobre a formação continuada de professores para a utilização pedagógica das tecnologias e mídias digitais

Autores

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Tecnologias e mídias digitais na educação, Pensamento Complexo

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de doutorado que teve por objetivo caracterizar, descrever, analisar, compreender e contrastar como se organizam os programas de formação continuada de professores em tecnologias e mídias digitais (TMDs), atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A partir de uma abordagem qualitativa foi realizado um estudo de caso múltiplo, nos programas de formação continuada em TMDs propostos pelas Secretarias Municipais da Educação (SMEs) dos municípios de Curitiba (PR), Cascavel (PR), Florianópolis (SC) e Joinville (SC). Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários e análise das diretrizes e currículos norteadores das ações educacionais destes quatro municípios. A análise e a compreensão do processo deram-se à luz dos pressupostos teóricos do Pensamento Complexo, de Edgar Morin. Os principais resultados obtidos com este estudo indicam: a relevância do protagonismo docente nos processos formativos; a necessidade de realização da formação in loco, na unidade de atuação dos professores; a importância de um acompanhamento, assessoramento e auxílio para que os docentes coloquem em prática os conteúdos desenvolvidos nas formações; a necessidade de infraestrutura adequada, com aquisição e manutenção de recursos digitais; e a pertinência da formação continuada de professores não ser desenvolvida de forma isolada, mas compreendida como uma tecitura de múltiplos elementos que precisam ser considerados, para que as práticas formativas em TMDs possam contribuir para o processo de qualificação docente.

Biografia do Autor

Tais Wojciechowski Santos, Prefeitura Municipal de Curitiba

Doutora (2019) e Mestre (2006) em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Pedagogia pela mesma instituição (1996). Possui especialização em Pedagogia Terapêutica pela Universidade Tuiuti do Paraná (1998). Atua como professora na Prefeitura Municipal de Curitiba desde 1993 e desde 2002 como pedagoga na Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. Atuou como professora do curso de Pedagogia e em cursos de pós-graduação relacionados à área educacional. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação - UFPR - (CNPq), e do Grupo de Pesquisa de Formação Docente, Currículo e Práticas Pedagógicas: paradigmas contemporâneos - UFPR - (CNPq). Possui experiência na área educacional atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, tecnologia e mídia digital e Pensamento Complexo - Edgar Morin.

Ricardo Antunes de Sá, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Pedagogia - UFPR (1988). Mestre em Educação - UFPR (1997). Doutor em Educação - UNICAMP (2007). Pós Doutor em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018). Foi Coordenador Pedagógico da Escola Técnica da UFPR (1996 a 1997). Foi Vice-Coordenador e Coordenador do Curso de Pedagogia do Setor de Educação da UFPR (1997-1999). Estágio na Universidade Nacional de Educação a Distância UNED em Madrid (1999). Foi um dos fundadores do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da UFPR (1999). Foi coordenador do curso de Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de Educação a Distância da UFPR (1999 a 2002). Foi diretor do Departamento de Difusão e Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (2005 a 2006). Desenvolve estudos na área da formação e atuação de Professores e Pedagogos. Epistemologia da Pedagogia. Pensamento Complexo. Tecnologias e Mídias Digitais aplicadas à Educação. Educação a Distância (EaD). É membro do Grupo de Pesquisa de Formação Docente, Currículo e práticas pedagógicas: paradigmas contemporâneos. É membro do Grupo de Pesquisa Paradigma Educacionais e Formação de Professores - PUC-PR. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. É professor do Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação e Educação e do Mestrado Profissional da UFPR. É Coordenador do Programa de Pós Graduação: Teoria e Prática de Ensino pelo biênio 2019-2021. É Professor Associado II do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná desde 1992.


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Publicado

2021-06-08

Como Citar

Santos, T. W., & Sá, R. A. de. (2021). O olhar complexo sobre a formação continuada de professores para a utilização pedagógica das tecnologias e mídias digitais. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/72722

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