O olhar complexo sobre a formação continuada de professores para a utilização pedagógica das tecnologias e mídias digitais
Keywords:
Formação continuada de professores, Tecnologias e mídias digitais na educação, Pensamento ComplexoAbstract
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de doutorado que teve por objetivo caracterizar, descrever, analisar, compreender e contrastar como se organizam os programas de formação continuada de professores em tecnologias e mídias digitais (TMDs), atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A partir de uma abordagem qualitativa foi realizado um estudo de caso múltiplo, nos programas de formação continuada em TMDs propostos pelas Secretarias Municipais da Educação (SMEs) dos municípios de Curitiba (PR), Cascavel (PR), Florianópolis (SC) e Joinville (SC). Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários e análise das diretrizes e currículos norteadores das ações educacionais destes quatro municípios. A análise e a compreensão do processo deram-se à luz dos pressupostos teóricos do Pensamento Complexo, de Edgar Morin. Os principais resultados obtidos com este estudo indicam: a relevância do protagonismo docente nos processos formativos; a necessidade de realização da formação in loco, na unidade de atuação dos professores; a importância de um acompanhamento, assessoramento e auxílio para que os docentes coloquem em prática os conteúdos desenvolvidos nas formações; a necessidade de infraestrutura adequada, com aquisição e manutenção de recursos digitais; e a pertinência da formação continuada de professores não ser desenvolvida de forma isolada, mas compreendida como uma tecitura de múltiplos elementos que precisam ser considerados, para que as práticas formativas em TMDs possam contribuir para o processo de qualificação docente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

