Situação de Estudo como artefato para a qualificação metodológica na formação inicial de professores de química: um caso específico das Rodas de Conversa

Autores

  • Everton Bedin Ulbra, UFRGS
  • José Claudio Del Pino Univates, UFRGS

Palavras-chave:

Situação de Estudo, Rodas de Conversa, Formação inicial de professores, Metodologia Docente

Resumo

Este artigo tem o intuito de apresentar a metodologia de Situação de Estudo como um mecanismo de organização curricular no ensino de ciências à luz da qualificação inicial de professores no viés das Rodas de Conversa, ponderando a fala destes sujeitos como intensificadora desta ação. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio da técnica da observação durante as discussões nas Rodas de Conversa e transcritos em um diário de bordo; analisados, interpretados e debatidos por meio de referencial teórico. No término, averiguou-se que os sujeitos da pesquisa valorizam a aprendizagem científica do aluno por meio do trabalho docente via Situação de Estudo, compreendendo suas necessidades diante do contexto atual e sua abrangência sobre a importância de práticas pedagógicas que melhor norteiam os processos de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Everton Bedin, Ulbra, UFRGS

Doutor em Educação em Ciências

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Publicado

2018-06-12

Como Citar

Bedin, E., & Del Pino, J. C. (2018). Situação de Estudo como artefato para a qualificação metodológica na formação inicial de professores de química: um caso específico das Rodas de Conversa. Educar Em Revista, 34(69), p. 293–309. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53297

Edição

Seção

Demanda Contínua