Situação de Estudo como artefato para a qualificação metodológica na formação inicial de professores de química: um caso específico das Rodas de Conversa

Everton Bedin, José Claudio Del Pino

Resumo


Este artigo tem o intuito de apresentar a metodologia de Situação de Estudo como um mecanismo de organização curricular no ensino de ciências à luz da qualificação inicial de professores no viés das Rodas de Conversa, ponderando a fala destes sujeitos como intensificadora desta ação. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio da técnica da observação durante as discussões nas Rodas de Conversa e transcritos em um diário de bordo; analisados, interpretados e debatidos por meio de referencial teórico. No término, averiguou-se que os sujeitos da pesquisa valorizam a aprendizagem científica do aluno por meio do trabalho docente via Situação de Estudo, compreendendo suas necessidades diante do contexto atual e sua abrangência sobre a importância de práticas pedagógicas que melhor norteiam os processos de ensino e aprendizagem.


Palavras-chave


Situação de Estudo, Rodas de Conversa, Formação inicial de professores, Metodologia Docente

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Qualis A1

Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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