“Não pode casar ainda/só depois que se formar”: controle do corpo e formação de professoras normalistas na capital do Brasil (1920-1950)

Fábio Souza Lima

Resumo


O presente artigo tem por objetivo estudar o contexto histórico em que foi promulgado o Decreto n.º 9.529, de 28 de dezembro de 1948 na capital do Brasil. Tal normatização proibiu as discentes que viriam a se tornar professoras da rede pública de ensino municipal do Distrito Federal de se casarem e ficou vigente até o ano de 1953. Abordamos o período histórico que vai do final dos anos 1920 até o início dos anos 1950 sob uma dupla dimensão: o controle do corpo e a formação de professores. O intuito dessa investigação é colaborar para o entendimento de como a sociedade carioca em processo de modernização característico dessas décadas aceitou, formulou e incorporou normatizações que interferiam na vida privada da professora primária em formação nas duas unidades oficiais da cidade. Optamos pelo uso de periódicos da época como fontes, triangulando esse material com bibliografias acerca do conceito de gênero. Os resultados demonstraram a influência histórica e cultural da fé cristã na produção da representação das docentes, bem como o controle do seu corpo e as restrições quanto as suas perspectivas de vida. Concluímos que as pesquisas sobre o passado desse tema são tão importantes quanto as discussões realizadas hoje, pois, diante do atual crescimento do conservadorismo, conhecer o passado pode nos oferecer melhores argumentos para a manutenção e criação de direitos sociais que tornarão a nossa sociedade mais justa.


Palavras-chave


História da Educação. Formação de professores. Controle do corpo. Modernização social. Normalistas.

Texto completo:

PDF PDF (English)


 

Qualis A1

Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Contatos: (55) 41- 3535-6207 

E-mail: educar@ufpr.br

E-mail: educar.ufpr2016@gmail.com

Web of Science (Clarivate Analytics)
Scielo
Academia.edu
Directory of Open Access Journals
Periódicos Capes
Google Acadêmico
Pergamum INEP
Latindex
Redalyc
Educ@
Directory of Open Access Scholary Resources
Information Matrix for the Analysis of Journals
Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal

Flag Counter

Contador ativo desde 10/09/2021