Narrativa, experiência e formação: o diálogo com as crianças na constituição de tornar-se professora
Palavras-chave:
Narrativa, professores, criança, escola, formação.Resumo
Este artigo, fruto de uma pesquisa de doutorado, toma como objeto de estudo
as narrativas de uma professora da Educação Infantil e dos anos iniciais
do ensino fundamental de uma instituição pública municipal, e tem como
objetivo discutir a constituição da docência como processo que se dá na
relação com as crianças. A estratégia metodológica, sustentada no diálogo
com Walter Benjamin (1994; 1995; 2006) e Martin Buber (2003; 2009; 2012),
foi de analisar as narrativas da trajetória da professora no cotidiano escolar
em seu diálogo com as crianças. O caderno com os registros dessas conversas
converte-se, dessa forma, em empiria de pesquisa. Assim, as narrativas
biográficas são compreendidas enquanto metodologia de pesquisa e de
formação (JOSSO, 2004). As análises destacam: as crianças como depoentes
privilegiados de sua condição, e que nos dão pistas sobre as relações que
estabelecem com os professores na escola, indicando possibilidades outras
para o desenvolvimento da prática pedagógica; a docência como processo
inacabado, aberta a construções e desconstruções; as narrativas biográficas
como caminho para a constituição de uma identidade profissional; a
importância de espaços e tempos garantidos na escola para que os professores
produzam seus registros, considerando-os como possibilidade de pensar o
trabalho. Nesse sentido, como experiência, a pesquisa e o texto narrativo
são acontecimentos do presente.
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