Narrativa, experiência e formação: o diálogo com as crianças na constituição de tornar-se professora

Gabriela Barreto da Silva Scramingnon

Resumo


Este artigo, fruto de uma pesquisa de doutorado, toma como objeto de estudo
as narrativas de uma professora da Educação Infantil e dos anos iniciais
do ensino fundamental de uma instituição pública municipal, e tem como
objetivo discutir a constituição da docência como processo que se dá na
relação com as crianças. A estratégia metodológica, sustentada no diálogo
com Walter Benjamin (1994; 1995; 2006) e Martin Buber (2003; 2009; 2012),
foi de analisar as narrativas da trajetória da professora no cotidiano escolar
em seu diálogo com as crianças. O caderno com os registros dessas conversas
converte-se, dessa forma, em empiria de pesquisa. Assim, as narrativas
biográficas são compreendidas enquanto metodologia de pesquisa e de
formação (JOSSO, 2004). As análises destacam: as crianças como depoentes
privilegiados de sua condição, e que nos dão pistas sobre as relações que
estabelecem com os professores na escola, indicando possibilidades outras
para o desenvolvimento da prática pedagógica; a docência como processo
inacabado, aberta a construções e desconstruções; as narrativas biográficas
como caminho para a constituição de uma identidade profissional; a
importância de espaços e tempos garantidos na escola para que os professores
produzam seus registros, considerando-os como possibilidade de pensar o
trabalho. Nesse sentido, como experiência, a pesquisa e o texto narrativo
são acontecimentos do presente.


Palavras-chave


Narrativa; professores; criança; escola; formação.

Texto completo:

PDF PDF (English)


 

Qualis A1

Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Contatos: (55) 41- 3535-6207 

E-mail: educar@ufpr.br

E-mail: educar.ufpr2016@gmail.com

Web of Science (Clarivate Analytics)
Scielo
Academia.edu
Directory of Open Access Journals
Periódicos Capes
Google Acadêmico
Pergamum INEP
Latindex
Redalyc
Educ@
Directory of Open Access Scholary Resources
Information Matrix for the Analysis of Journals
Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal

Flag Counter

Contador ativo desde 10/09/2021