Narrativa, experiência e formação: o diálogo com as crianças na constituição de tornar-se professora
Keywords:
Narrativa, professores, criança, escola, formação.Abstract
Este artigo, fruto de uma pesquisa de doutorado, toma como objeto de estudo
as narrativas de uma professora da Educação Infantil e dos anos iniciais
do ensino fundamental de uma instituição pública municipal, e tem como
objetivo discutir a constituição da docência como processo que se dá na
relação com as crianças. A estratégia metodológica, sustentada no diálogo
com Walter Benjamin (1994; 1995; 2006) e Martin Buber (2003; 2009; 2012),
foi de analisar as narrativas da trajetória da professora no cotidiano escolar
em seu diálogo com as crianças. O caderno com os registros dessas conversas
converte-se, dessa forma, em empiria de pesquisa. Assim, as narrativas
biográficas são compreendidas enquanto metodologia de pesquisa e de
formação (JOSSO, 2004). As análises destacam: as crianças como depoentes
privilegiados de sua condição, e que nos dão pistas sobre as relações que
estabelecem com os professores na escola, indicando possibilidades outras
para o desenvolvimento da prática pedagógica; a docência como processo
inacabado, aberta a construções e desconstruções; as narrativas biográficas
como caminho para a constituição de uma identidade profissional; a
importância de espaços e tempos garantidos na escola para que os professores
produzam seus registros, considerando-os como possibilidade de pensar o
trabalho. Nesse sentido, como experiência, a pesquisa e o texto narrativo
são acontecimentos do presente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

