O Contexto de Influência da Criação do Programa Bolsa Estágio Formação Docente

Autores

Palavras-chave:

políticas de formação de professores, contexto de influência, desenvolvimento profissional docente, relação teoria-prática, estágio não obrigatório.

Resumo

Este artigo é recorte de tese de Doutorado que teve como objetivo geral analisar o Programa Bolsa Estágio Formação Docente como política estadual capixaba voltada ao estágio não obrigatório para a formação inicial de professores. Por meio de análise documental e bibliográfica, este artigo tem como objetivo analisar o contexto de influência da criação e implementação desta política. Observou-se que a criação do Programa vai ao encontro do contexto mais global das políticas de formação de professores, que se caracteriza por um discurso comum que centraliza a qualidade da educação na figura do professor e, nesse sentido, busca valorizar o contexto prático da formação, em especial os estágios e as práticas de ensino. E num contexto local, do cenário do estado do Espírito Santo, destaca-se a influência de grupo de atores empresariais na criação desta política e as fragilidades dos currículos dos cursos de formação inicial docente, especialmente no que concerne à relação teoria-prática e ao desenvolvimento profissional. Diante disso, cabe ressaltar a importância de políticas de formação como o Programa analisado, por sua possibilidade de valorização do contexto prático e integração teórico-prática. Entretanto, há a necessidade de um acompanhamento mais efetivo das atividades pedagógicas para o desenvolvimento profissional dos futuros docentes.

Biografia do Autor

Elimar Ponzzo Dutra Leal, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais

Doutora pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Gerente de ensino, pesquisa e inovação do Hospital Evangélico de Vila Velha

Beatriz de Basto Teixeira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais

Professora colaboradora no PPGE/UFJF e no Mestrado profissional em Gestão e Avaliação da Educação da UFJF

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Publicado

2022-04-06

Como Citar

Leal, E. P. D., & Teixeira, B. de B. (2022). O Contexto de Influência da Criação do Programa Bolsa Estágio Formação Docente. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/81052

Edição

Seção

Demanda Contínua