Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica

Autores

Palavras-chave:

Pesquisaformação, Narrativas (Auto)biográficas, Formação de Professores.

Resumo

Este texto tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre a abordagem
de pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, por meio de um olhar
retrospectivo para uma pesquisa concluída há 10 (dez) anos e outra que se
encontra em andamento. A proposta consiste em um exercício metanarrativo
que, ao dialogar com as referidas pesquisas, tematiza o campo dos estudos
(auto)biográficos em educação, especialmente quanto ao enredamento de
sentidos que unem de forma indissociável pesquisa e formação, a tessitura de
fontes narrativas e os desafios da interpretação hermenêutica. Neste exercício
teórico e metodológico dialogamos com as contribuições de Christine Josso,
Delory Momberger, Elizeu de Souza, Conceição Passeggi e com Paul Ricoeur
na discussão da hermenêutica compreensiva. As reflexões indicam que o
processo de compreensão e interpretação hermenêutica foi experienciado
levando em conta as conversas, mas também a revisitação dos registros
escritos para depreender os múltiplos sentidos que as narrativas nos davam
a dizer. O movimento de narrar a vida e a profissão docente polifonicamente,
pelas narrativas de outros tantos que nos compõem, amplia não apenas nosso
leque de saberes, conhecimentos e experiências do ser professor mas, acima de tudo, do aprender continuamente a profissão, a pesquisa, a narração e os diferentes aspectos que desse movimento possam emergir, brotando outras tantas possibilidades teoricometodológicas, epistemológicas, de vida, existência e pesquisaformação.

Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores e Trabalho Docente (Bolsista CAPES). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CNPQ).

Inês Ferreira de Souza Bragança, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Pós-Doutora pelo programa de Pós-Graduação em educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal. Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP). É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação (FFP/UERJ) e coordenadora do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ).

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Morais, J. de S., & Bragança, I. F. de S. (2021). Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75612

Edição

Seção

Dossiê - A dimensão biográfica como processo de formação e compreensão de si e do mundo