Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica
Resumo
Este texto tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre a abordagem
de pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, por meio de um olhar
retrospectivo para uma pesquisa concluída há 10 (dez) anos e outra que se
encontra em andamento. A proposta consiste em um exercício metanarrativo
que, ao dialogar com as referidas pesquisas, tematiza o campo dos estudos
(auto)biográficos em educação, especialmente quanto ao enredamento de
sentidos que unem de forma indissociável pesquisa e formação, a tessitura de
fontes narrativas e os desafios da interpretação hermenêutica. Neste exercício
teórico e metodológico dialogamos com as contribuições de Christine Josso,
Delory Momberger, Elizeu de Souza, Conceição Passeggi e com Paul Ricoeur
na discussão da hermenêutica compreensiva. As reflexões indicam que o
processo de compreensão e interpretação hermenêutica foi experienciado
levando em conta as conversas, mas também a revisitação dos registros
escritos para depreender os múltiplos sentidos que as narrativas nos davam
a dizer. O movimento de narrar a vida e a profissão docente polifonicamente,
pelas narrativas de outros tantos que nos compõem, amplia não apenas nosso
leque de saberes, conhecimentos e experiências do ser professor mas, acima de tudo, do aprender continuamente a profissão, a pesquisa, a narração e os diferentes aspectos que desse movimento possam emergir, brotando outras tantas possibilidades teoricometodológicas, epistemológicas, de vida, existência e pesquisaformação.
Palavras-chave
Qualis A1
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