Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica
Palabras clave:
Pesquisaformação, Narrativas (Auto)biográficas, Formação de Professores.Resumen
Este texto tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre a abordagem
de pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, por meio de um olhar
retrospectivo para uma pesquisa concluída há 10 (dez) anos e outra que se
encontra em andamento. A proposta consiste em um exercício metanarrativo
que, ao dialogar com as referidas pesquisas, tematiza o campo dos estudos
(auto)biográficos em educação, especialmente quanto ao enredamento de
sentidos que unem de forma indissociável pesquisa e formação, a tessitura de
fontes narrativas e os desafios da interpretação hermenêutica. Neste exercício
teórico e metodológico dialogamos com as contribuições de Christine Josso,
Delory Momberger, Elizeu de Souza, Conceição Passeggi e com Paul Ricoeur
na discussão da hermenêutica compreensiva. As reflexões indicam que o
processo de compreensão e interpretação hermenêutica foi experienciado
levando em conta as conversas, mas também a revisitação dos registros
escritos para depreender os múltiplos sentidos que as narrativas nos davam
a dizer. O movimento de narrar a vida e a profissão docente polifonicamente,
pelas narrativas de outros tantos que nos compõem, amplia não apenas nosso
leque de saberes, conhecimentos e experiências do ser professor mas, acima de tudo, do aprender continuamente a profissão, a pesquisa, a narração e os diferentes aspectos que desse movimento possam emergir, brotando outras tantas possibilidades teoricometodológicas, epistemológicas, de vida, existência e pesquisaformação.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

