Autonomia de professores

Autores

  • Marcelo Valério Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

autonomia de professores, identidade docente, formação de professores, profissão docente

Resumo

Durante as quase trezentas páginas de “La autonomia del professorado”, o espanhol José Contreras Domingo, da Universitat de Barcelona, nos apresenta uma definição de autonomia docente como qualidade do fenômeno educativo, não apenas como qualidade profissional. O autor teoriza que a autonomia consiste na consciência sobre a docência, sobre o fazer e sobre o ser professor, mas ainda, sobre o sentido do ensino e da educação na sociedade. Esclarece que a produção dos saberes pertinentes à docência não permite segregar “elaboração e aplicação”, “teoria e prática”, mas obriga reuni-las e revelá-las diretamente no contexto humano e social onde o fenômeno educativo acontece.

Biografia do Autor

Marcelo Valério, Universidade Federal do Paraná

Professor da Universidade Federal do Paraná, campus avançado de Jandaia do Sul/PR, onde leciona para as Licenciaturas de Computação e Licenciatura em Ciências Exatas (Química, Física e Matemática). É Graduado (Bacharel e Licenciado) em Ciências Biológicas, Mestre em Educação Científica e Tecnológica e Doutorando em Educação para a Ciência. 

Downloads

Publicado

2017-11-23

Como Citar

Valério, M. (2017). Autonomia de professores. Educar Em Revista, 33(66), p. 327–332. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52325

Edição

Seção

Resenhas