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“Viva la Parola!”: a constituição de verdades acerca da educação de surdos no congresso de Milão (1880)

José Raimundo Rodrigues, Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado, Eliane Telles de Bruim Vieira

Resumo


Este texto tem como objetivo discutir a História da Educação dos sujeitos surdos a partir da leitura de quatro documentos que relatam o “Congresso Internacional Para o Melhoramento do Destino dos Surdos-Mudos” ocorrido em Milão, na Itália, de 6 a 11 de setembro de 1880, mais conhecido como “Congresso de Milão”. No conjunto de congressos acerca da temática da educação dos surdos, esse congresso torna-se o mais conhecido e, por isso, permanece como documento-monumento na área. A partir de uma leitura do corpus documental desse evento, procuramos retomar como, em
Milão, se deu a construção de uma verdade a ser implementada. Para tal empreendimento, problematizamos como as bases religiosas e filosóficas da época permitiram normatizar o melhor método para a educação de surdos. Essa análise do conjunto de documentos referentes ao “Congresso de Milão” favorece discutir questões ainda hoje subjacentes em muitos debates acerca da educação de surdos.


Palavras-chave


Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação; Tópicos Específicos da Educação; Educação Especial

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