“Viva la Parola!”: a constituição de verdades acerca da educação de surdos no congresso de Milão (1880)

Autores

Palavras-chave:

Educação, Fundamentos da Educação, História da Educação, Tópicos Específicos da Educação, Educação Especial

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir a História da Educação dos sujeitos surdos a partir da leitura de quatro documentos que relatam o “Congresso Internacional Para o Melhoramento do Destino dos Surdos-Mudos” ocorrido em Milão, na Itália, de 6 a 11 de setembro de 1880, mais conhecido como “Congresso de Milão”. No conjunto de congressos acerca da temática da educação dos surdos, esse congresso torna-se o mais conhecido e, por isso, permanece como documento-monumento na área. A partir de uma leitura do corpus documental desse evento, procuramos retomar como, em
Milão, se deu a construção de uma verdade a ser implementada. Para tal empreendimento, problematizamos como as bases religiosas e filosóficas da época permitiram normatizar o melhor método para a educação de surdos. Essa análise do conjunto de documentos referentes ao “Congresso de Milão” favorece discutir questões ainda hoje subjacentes em muitos debates acerca da educação de surdos.

Biografia do Autor

José Raimundo Rodrigues, Prefeitura Municipal de Vitória; Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993), curso livre de Teologia pelo Instituto Teológico São José (1999); graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013); mestrado (2006) e doutorado (2011) em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte; graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior FABRA. Mestrado em Educação pelo PPGE - UFES. Atualmente é Coordenador de Turno da Prefeitura Municipal de Vitória e professor na Faculdade Brasileira - MULTIVIX. Tem experiência na área de educação, filosofia, serviço social e teologia bíblica.

Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado, Universidades Federal do Espírito Santo

Doutora (2012) e Mestre (2007) em Educação pelo Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE- UFES). Fez estágio pós-doutoral, em Educação (2015) pelo Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), financiado pela bolsa PNPD/CAPES. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde atualmente é professora Adjunta III do curso Letras Libras, lotada no Departamento de Línguas e Letras (DLL), no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN). Professora e orientadora de mestrado e doutorado do curso de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFES) na linha Educação Especial e práticas inclusivas e professora colaboradora no programa de pós Graduação em Linguística (PPGEL) na linha de Linguística Aplicada. Já atuou como professora Assistente I da disciplina de Educação Especial na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Libras e Educação de Surdos (GIPLES/CNPq-UFES) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão (GEPI/CNPq-UNISINOS). Tem experiência na área de Educação e Educação Especial (com ênfase em Educação de Surdos), estudos da tradução e interpretação, atuando principalmente nos seguintes temas: Inclusão, Acessibilidade, Subjetivação, Libras, Surdos, Estudos Surdos, formação de tradutores e intérpretes de Lbras e didática da tradução.

Eliane Telles de Bruim Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo; Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo

Graduada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999). Especialização em História do Brasil/UFES (2000), Libras/FIJ (2010) e Gestão Escolar/UFES (2012). Mestre em Educação (PPGE/UFES), na área de Diversidades e Práticas Educacionais Inclusivas. Atualmente está cursando o Doutorado em Educação (PPGE/UFES), Linha de Pesquisa Educação Especial e Processos Inclusivos. Participante do Grupo de Pesquisa em Libras e Educação de Surdos (GIPLES/UFES). Professora concursada na Prefeitura Municipal de Vitória (2002), e na Secretaria Estadual de Educação (2005). No momento está licenciada da Rede Municipal para atuar como gestora da EEE Oral e Auditiva/CAS. Tem experiência na área de Educação Especial, com ênfase na Educação de Surdos.

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Publicado

2021-06-08

Como Citar

Rodrigues, J. R., Vieira-Machado, L. M. da C., & Vieira, E. T. de B. (2021). “Viva la Parola!”: a constituição de verdades acerca da educação de surdos no congresso de Milão (1880). Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67506

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