Universidade de Classe Mundial no contexto Latino-Americano e Caribenho: o que dizem os Organismos Internacionais

Autores

Palavras-chave:

Universidade de Classe Mundial, Universidade latino-americana, Organismos Internacionais, Politicas de Educação Superior.

Resumo

Neste artigo se analisa o que dizem os Organismos Internacionais (OI) e seus especialistas acerca da possibilidade de construção e/ou existência de Universidades de Classe Mundial (UCM) nos países da América Latina e Caribe (ALeC), com o objetivo de evidenciar como estão sendo delineadas as especificidades deste modelo para esses países, que não compõem o eixo dinâmico do capital. Nesse mesmo sentido, buscou-se compreender o movimento desta tendência a partir dos lugares ocupados pelas universidades latino-americanas nos principais rankings acadêmicos internacionais. Em termos metodológicos, foram utilizados os levantamentos bibliográfico e de dados e a análise documental, considerando-se que a investigação sobre as tendências e manifestações da UCM pressupõe a compreensão da totalidade histórica e social.

Biografia do Autor

Lara CarletteThiengo, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)/Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Pós-doutoranda pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Professora Colaboradora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catrina (UFSC)

 

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)/ Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Professora Titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), em nível de Graduação e Pós-Graduação.

Lucídio Bianchetti, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor Aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Voluntário do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC). Pesquisador B1 do CNPQ

Downloads

Publicado

2019-09-25

Como Citar

CarletteThiengo, L., Pinto de Almeida, M. de L., & Bianchetti, L. (2019). Universidade de Classe Mundial no contexto Latino-Americano e Caribenho: o que dizem os Organismos Internacionais. Educar Em Revista, 35(76), 259–278. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65341

Edição

Seção

Demanda Contínua