Universidade de Classe Mundial no contexto Latino-Americano e Caribenho: o que dizem os Organismos Internacionais
Palabras clave:
Universidade de Classe Mundial, Universidade latino-americana, Organismos Internacionais, Politicas de Educação Superior.Resumen
Neste artigo se analisa o que dizem os Organismos Internacionais (OI) e seus especialistas acerca da possibilidade de construção e/ou existência de Universidades de Classe Mundial (UCM) nos países da América Latina e Caribe (ALeC), com o objetivo de evidenciar como estão sendo delineadas as especificidades deste modelo para esses países, que não compõem o eixo dinâmico do capital. Nesse mesmo sentido, buscou-se compreender o movimento desta tendência a partir dos lugares ocupados pelas universidades latino-americanas nos principais rankings acadêmicos internacionais. Em termos metodológicos, foram utilizados os levantamentos bibliográfico e de dados e a análise documental, considerando-se que a investigação sobre as tendências e manifestações da UCM pressupõe a compreensão da totalidade histórica e social.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

