Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 35 n. 76 (2019)
v. 35 n. 76 (2019)
Dossiê - Cultura Material em História(s): artefatos escolares e saberes
Publicado:
2019-09-25
Dossiê Temático
Artefatos escolares e saberes em apresentação: estudos de cultura material
Gizele de Souza, Vera Lucia Gaspar da Silva
7-12
PDF
La cultura material de la escolarización: reflexiones en torno a un giro historiográfico
Inés Dussel
13-29
PDF
Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX)
Gizele de Souza, Vera Lucia Gaspar da Silva
31-50
PDF
Modelos de carteiras escolares propostos pela Direção-Geral de Instrução Pública de Portugal (1877): a referência da Exposição Universal de Viena
Carlos Manique da Silva
51-69
PDF
Para uma história da protoindustria escolar no Brasil Império: A Fábrica Röhe & Irmãos e seus bancos-carteira (1868-1883)
Juarez José Tuchinski dos Anjos
71-94
PDF
“Indispensáveis em todas as escolas”: uma incursão no mundo dos objetos escolares
Heloísa Helena Pimenta Rocha
95-118
PDF
Le cartiere Pigna e la produzione industriale dei quaderni scolastici (Italia, tra otto e novecento)
Anna Ascenzi
119-149
PDF (Italiano)
PDF
Artefatos da cultura material escolar no Rio Grande do Sul: um estudo das Cartilhas Mestra e Samorim
Eliane Teresinha Peres, Caroline Braga Michel
151-171
PDF
Entre recomendações, prescrições e interdições: o aparelhamento moderno nas escolas do Distrito Federal (1939-1942)
Patricia Coelho da Costa, Ana Chrystina Mignot
173-197
PDF
Demanda Contínua
Fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica: uma relação necessária entre história e filosofia
Matheus Bernardo Silva
199-218
PDF
Intervención educativa intercultural para un diálogo de saberes indígena y escolar
Daniel Quilaqueo
219-237
PDF (Español (España))
Brincando de roda com bebês em uma instituição de Educação Infantil
Elenice de Brito Teixeira Silva, Vanessa Ferraz Almeida Neves
239-258
PDF
Universidade de Classe Mundial no contexto Latino-Americano e Caribenho: o que dizem os Organismos Internacionais
Lara CarletteThiengo, Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Lucídio Bianchetti
259-278
PDF
A formação em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFMG: um olhar a partir das percepções de professores e egressos
Michely de Lima Ferreira Vargas, Maria do Carmo de Lacerda Peixoto
279-304
PDF
Branquitude e creche: inquietações de um pesquisador branco
Flávio Santiago
305-330
PDF
Autoridade enfraquecida, violência contra professores e trabalho pedagógico
Antônio Igo Barreto Pereira, Antônio Álvaro Soares Zuin
331-351
PDF
Contenidos de cultura en las prácticas docentes y pedagógicas de lenguas extranjeras (PLE y ELE)
Ana Liza Bugnone, Verónica Cecilia Capasso
353-370
PDF (Español (España))
Documentos
Da condição social da deficiência à liberdade: uma trajetória acadêmica
Paulo Ricardo Ross
371-389
PDF
Entrevistas
Sistema de Avaliação do Ensino Superior em Portugal: entrevista com Carlinda Leite
Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Carlinda Leite
391-405
PDF
Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX.
Ana Paula de Souza Kinchescki, Gustavo Rugoni de Sousa
407-412
PDF
Palavras-chave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Free cookie consent management tool by
TermsFeed