Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Toggle navigation
menu
BDP
Apresentação
Equipe
Histórico
Documentos
Como ingressar
Editais
Contato
OJS
Sobre
Fluxo Editorial
Estatísticas
Notícias
Ajuda
Tutoriais
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Estatísticas
Buscar
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 35 n. 76 (2019)
v. 35 n. 76 (2019)
Dossiê - Cultura Material em História(s): artefatos escolares e saberes
Publicado:
2019-09-25
Dossiê Temático
Artefatos escolares e saberes em apresentação: estudos de cultura material
Gizele de Souza, Vera Lucia Gaspar da Silva
7-12
PDF
La cultura material de la escolarización: reflexiones en torno a un giro historiográfico
Inés Dussel
13-29
PDF
Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX)
Gizele de Souza, Vera Lucia Gaspar da Silva
31-50
PDF
Modelos de carteiras escolares propostos pela Direção-Geral de Instrução Pública de Portugal (1877): a referência da Exposição Universal de Viena
Carlos Manique da Silva
51-69
PDF
Para uma história da protoindustria escolar no Brasil Império: A Fábrica Röhe & Irmãos e seus bancos-carteira (1868-1883)
Juarez José Tuchinski dos Anjos
71-94
PDF
“Indispensáveis em todas as escolas”: uma incursão no mundo dos objetos escolares
Heloísa Helena Pimenta Rocha
95-118
PDF
Le cartiere Pigna e la produzione industriale dei quaderni scolastici (Italia, tra otto e novecento)
Anna Ascenzi
119-149
PDF (Italiano)
PDF
Artefatos da cultura material escolar no Rio Grande do Sul: um estudo das Cartilhas Mestra e Samorim
Eliane Teresinha Peres, Caroline Braga Michel
151-171
PDF
Entre recomendações, prescrições e interdições: o aparelhamento moderno nas escolas do Distrito Federal (1939-1942)
Patricia Coelho da Costa, Ana Chrystina Mignot
173-197
PDF
Demanda Contínua
Fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica: uma relação necessária entre história e filosofia
Matheus Bernardo Silva
199-218
PDF
Intervención educativa intercultural para un diálogo de saberes indígena y escolar
Daniel Quilaqueo
219-237
PDF (Español (España))
Brincando de roda com bebês em uma instituição de Educação Infantil
Elenice de Brito Teixeira Silva, Vanessa Ferraz Almeida Neves
239-258
PDF
Universidade de Classe Mundial no contexto Latino-Americano e Caribenho: o que dizem os Organismos Internacionais
Lara CarletteThiengo, Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Lucídio Bianchetti
259-278
PDF
A formação em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFMG: um olhar a partir das percepções de professores e egressos
Michely de Lima Ferreira Vargas, Maria do Carmo de Lacerda Peixoto
279-304
PDF
Branquitude e creche: inquietações de um pesquisador branco
Flávio Santiago
305-330
PDF
Autoridade enfraquecida, violência contra professores e trabalho pedagógico
Antônio Igo Barreto Pereira, Antônio Álvaro Soares Zuin
331-351
PDF
Contenidos de cultura en las prácticas docentes y pedagógicas de lenguas extranjeras (PLE y ELE)
Ana Liza Bugnone, Verónica Cecilia Capasso
353-370
PDF (Español (España))
Documentos
Da condição social da deficiência à liberdade: uma trajetória acadêmica
Paulo Ricardo Ross
371-389
PDF
Entrevistas
Sistema de Avaliação do Ensino Superior em Portugal: entrevista com Carlinda Leite
Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Carlinda Leite
391-405
PDF
Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX.
Ana Paula de Souza Kinchescki, Gustavo Rugoni de Sousa
407-412
PDF
Palavras-chave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão