Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Estatísticas
Buscar
Periódicos UFPR
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 35 Núm. 76 (2019)
Vol. 35 Núm. 76 (2019)
Dossiê - Cultura Material em História(s): artefatos escolares e saberes
Publicado:
2019-09-25
Dossiê Temático
Artefatos escolares e saberes em apresentação: estudos de cultura material
Gizele de Souza, Vera Lucia Gaspar da Silva
7-12
PDF (Português (Brasil))
La cultura material de la escolarización: reflexiones en torno a un giro historiográfico
Inés Dussel
13-29
PDF (Português (Brasil))
Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX)
Gizele de Souza, Vera Lucia Gaspar da Silva
31-50
PDF (Português (Brasil))
Modelos de carteiras escolares propostos pela Direção-Geral de Instrução Pública de Portugal (1877): a referência da Exposição Universal de Viena
Carlos Manique da Silva
51-69
PDF (Português (Brasil))
Para uma história da protoindustria escolar no Brasil Império: A Fábrica Röhe & Irmãos e seus bancos-carteira (1868-1883)
Juarez José Tuchinski dos Anjos
71-94
PDF (Português (Brasil))
“Indispensáveis em todas as escolas”: uma incursão no mundo dos objetos escolares
Heloísa Helena Pimenta Rocha
95-118
PDF (Português (Brasil))
Le cartiere Pigna e la produzione industriale dei quaderni scolastici (Italia, tra otto e novecento)
Anna Ascenzi
119-149
PDF (Italiano)
PDF (Português (Brasil))
Artefatos da cultura material escolar no Rio Grande do Sul: um estudo das Cartilhas Mestra e Samorim
Eliane Teresinha Peres, Caroline Braga Michel
151-171
PDF (Português (Brasil))
Entre recomendações, prescrições e interdições: o aparelhamento moderno nas escolas do Distrito Federal (1939-1942)
Patricia Coelho da Costa, Ana Chrystina Mignot
173-197
PDF (Português (Brasil))
Demanda Contínua
Fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica: uma relação necessária entre história e filosofia
Matheus Bernardo Silva
199-218
PDF (Português (Brasil))
Intervención educativa intercultural para un diálogo de saberes indígena y escolar
Daniel Quilaqueo
219-237
PDF
Brincando de roda com bebês em uma instituição de Educação Infantil
Elenice de Brito Teixeira Silva, Vanessa Ferraz Almeida Neves
239-258
PDF (Português (Brasil))
Universidade de Classe Mundial no contexto Latino-Americano e Caribenho: o que dizem os Organismos Internacionais
Lara CarletteThiengo, Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Lucídio Bianchetti
259-278
PDF (Português (Brasil))
A formação em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFMG: um olhar a partir das percepções de professores e egressos
Michely de Lima Ferreira Vargas, Maria do Carmo de Lacerda Peixoto
279-304
PDF (Português (Brasil))
Branquitude e creche: inquietações de um pesquisador branco
Flávio Santiago
305-330
PDF (Português (Brasil))
Autoridade enfraquecida, violência contra professores e trabalho pedagógico
Antônio Igo Barreto Pereira, Antônio Álvaro Soares Zuin
331-351
PDF (Português (Brasil))
Contenidos de cultura en las prácticas docentes y pedagógicas de lenguas extranjeras (PLE y ELE)
Ana Liza Bugnone, Verónica Cecilia Capasso
353-370
PDF
Documentos
Da condição social da deficiência à liberdade: uma trajetória acadêmica
Paulo Ricardo Ross
371-389
PDF (Português (Brasil))
Entrevistas
Sistema de Avaliação do Ensino Superior em Portugal: entrevista com Carlinda Leite
Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Carlinda Leite
391-405
PDF (Português (Brasil))
Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX.
Ana Paula de Souza Kinchescki, Gustavo Rugoni de Sousa
407-412
PDF (Português (Brasil))
Palabras clave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar un artículo
Enviar un artículo