Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX)

Autores

Resumo

Este texto é dedicado à apresentação de dados e análises que têm origem em
investigações que se ocupam da cultura material escolar. Nele nos concentramos
na identificação e exame de modos de provimento material que foram se organizando junto ao projeto de constituição da escola pública primária.Trabalhamos com a premissa de que a constituição da escola primária pode ser investigada e compreendida por diferentes vias: a composição material é uma delas. Na direção de estudos da historiografia educacional, defendemos a perspectiva de que o projeto de escolarização de massas no Brasil necessitou de uma articulação fecunda com setores comerciais, que participaram da tarefa de produzir o aparato material que sustentaria a edificação do projeto de escolarização da infância (em fins de século XIX e início do XX). sustentamos também que, em concomitância a este grande comércio que se estabelecia, havia formas mais simplificadas de provimento envolvendo relações diretas com sujeitos da própria comunidade, como aquelas nas quais o professor dirigia a encomenda de determinados objetos escolares a um  artesão local e, posteriormente, negociaria o ressarcimento com o Estado. Como base empírica utilizamo-nos de fontes como legislação escolar, relatórios, correspondências de governo e jornais em circulação no período. Como ferramenta analítica, adotamos a perspectiva teórico-metodológica que considera a ideia de cultura material, representação e circulação na relação entre instrução pública primária e o seu provimento.

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Publicado

2019-09-25

Como Citar

de Souza, G., & Gaspar da Silva, V. L. (2019). Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX). Educar Em Revista, 35(76), 31–50. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67674

Edição

Seção

Dossiê Temático