Sistema de Avaliação do Ensino Superior em Portugal: entrevista com Carlinda Leite

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Carlinda Leite

Resumo


Carlinda Leite é Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal (1998). É Professora Catedrática nesta instituição e investigadora sênior do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) a cuja direção pertence. No CIIE coordena a Comunidade Prática de Investigação “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas” (CAFTe). Desde 2009, é perita da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) na área de Formação de Professores e de Ciências da Educação/Educação. Nesta Agência, organiza e coordena as comissões que avaliam os cursos universitários de Educação/Ciências de Educação em Portugal. Ainda no domínio da avaliação do ensino superior, participou em avaliações de cursos universitários na Croácia e na Lituânia. No âmbito de outros órgãos a que tem pertencido, salienta-se, entre outras funções, ter sido diretora da FPCEUP, Diretora do Programa doutoral desta Faculdade, Vice-Presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) que em Portugal avalia e acredita instituições, cursos e formadores de formação contínua de professores, membro do Conselho Consultivo constituído pelo Ministério da Educação sobre formação de professores, Vice-presidente da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação.


Palavras-chave


Avaliação; A3ES; Portugal; Ensino Superior.

Texto completo:

PDF


Qualis A1

Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Contatos: (55) 41- 3535-6207 

E-mail: educar@ufpr.br

 

Web of Science (Clarivate Analytics)
Scielo
Academia.edu
Directory of Open Access Journals
Periódicos Capes
Google Acadêmico
Pergamum INEP
Latindex
Redalyc
Educ@
Directory of Open Access Scholary Resources
Information Matrix for the Analysis of Journals
Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal
MLA International Bibliography

Flag Counter

Contador ativo desde 10/09/2021