Fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica: uma relação necessária entre história e filosofia

Autores

  • Matheus Bernardo Silva Universidade do Sul de Santa Catarina

Palavras-chave:

História. Filosofia. Educação. Pedagogia histórico-crítica.

Resumo

O presente artigo propõe explicitar uma análise sobre os fundamentos teóricometodológicos da pedagogia histórico-crítica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida por meio das diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos filosófico-científicos. Tomou-se como hipótese que o destaque da teoria pedagógica histórico-crítica parte do princípio da relação entre história e filosofia como elementos fundantes para compreender e efetivar a prática pedagógica na esfera escolar. Neste sentido, por meio de um aprofundamento teórico sobre tal teoria, destacou-se que a história é compreendida como conteúdo e forma da filosofia e, sendo assim, a história se torna o eixo condutor do currículo escolar e, portanto, da prática pedagógica. Conclui-se que a articulação entre história e filosofia, por meio da concepção dialética da história, é primordial para a fundamentação teórico-metodológica da pedagogia histórico-crítica.

Biografia do Autor

Matheus Bernardo Silva, Universidade do Sul de Santa Catarina

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL. Doutor em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação pela UFPR. Licenciado em Educação Física pela UNESC.

Downloads

Publicado

2019-09-25

Como Citar

Bernardo Silva, M. (2019). Fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica: uma relação necessária entre história e filosofia. Educar Em Revista, 35(76), 199–218. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/63805

Edição

Seção

Demanda Contínua