Artefatos escolares e saberes em apresentação: estudos de cultura material
Resumo
Através das palavras extraídas da refinada literatura de Javier Cercas, expressamos
a inquietação que nos move no sentido de buscar e fortalecer formas
de ler e compreender a oficialização2 da escola e do aluno e sua difusão. Num
leque de possibilidades elegemos algumas formas, como diz Heloisa Rocha
(2019)3, de “interrogar o passado educacional por meio do exame dos artefatos
e dos modos de fabricação inventados por diferentes sujeitos e grupos, para
responder às demandas da escolarização”, evidenciando também “dimensões
envolvidas na cadeia de produção e circulação dos artefatos escolares”. Isto
significa dizer que nos ocupamos particularmente da dimensão material da
escolarização da infância em diferentes lugares, de formas de organização e
provimento material da escola primária e de modos de circulação das ideias
que conformam (no sentido mesmo de dar forma) esta materialidade. Nesta
esteira, identificar discursos que advogam um desenho material para a escola, formas de operacionalização e modos de uso ajudam a compor um cenário que explicita sentidos que esta materialidade porta.
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