Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX.

Autores

  • Ana Paula de Souza Kinchescki UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA/UDESC
  • Gustavo Rugoni de Sousa UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA/UDESC

Palavras-chave:

cultura material escolar, lousa, quadro-negro, ensino simultâneo

Resumo

Por meio do livro intitulado Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX, publicado em 2016, Valdeniza Lopes da Barra1 traz contribuições importantes para a compreensão de acontecimentos e elementos envolvidos nos processos de constituição da escola moderna. Para a escrita de sua dissertação de mestrado, realizada pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a pesquisadora assumiu a desafiadora tarefa de “contar a história da escola pública oitocentista por meio do itinerário da lousa” (BARRA, 2016, p. 15) e, após 15 anos de sua defesa, a divulga em forma de livro.

Biografia do Autor

Ana Paula de Souza Kinchescki, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA/UDESC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina, PPGE/UDESC. Professora do Curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina – FAED/UDESC. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. E-mail: anapaulakin@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8387-275X

Gustavo Rugoni de Sousa, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA/UDESC

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina, PPGE/UDESC. Professor do Curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina – FAED/UDESC. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. E-mail: gustavorugoni@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6027-460X

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Publicado

2019-09-25

Como Citar

Kinchescki, A. P. de S., & de Sousa, G. R. (2019). Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX. Educar Em Revista, 35(76), 407–412. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64641

Edição

Seção

Resenhas