Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX.
Keywords:
cultura material escolar, lousa, quadro-negro, ensino simultâneoAbstract
Por meio do livro intitulado Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX, publicado em 2016, Valdeniza Lopes da Barra1 traz contribuições importantes para a compreensão de acontecimentos e elementos envolvidos nos processos de constituição da escola moderna. Para a escrita de sua dissertação de mestrado, realizada pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a pesquisadora assumiu a desafiadora tarefa de “contar a história da escola pública oitocentista por meio do itinerário da lousa” (BARRA, 2016, p. 15) e, após 15 anos de sua defesa, a divulga em forma de livro.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

