Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX.
Palabras clave:
cultura material escolar, lousa, quadro-negro, ensino simultâneoResumen
Por meio do livro intitulado Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX, publicado em 2016, Valdeniza Lopes da Barra1 traz contribuições importantes para a compreensão de acontecimentos e elementos envolvidos nos processos de constituição da escola moderna. Para a escrita de sua dissertação de mestrado, realizada pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a pesquisadora assumiu a desafiadora tarefa de “contar a história da escola pública oitocentista por meio do itinerário da lousa” (BARRA, 2016, p. 15) e, após 15 anos de sua defesa, a divulga em forma de livro.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

