A formação em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFMG: um olhar a partir das percepções de professores e egressos

Autores

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia, Aluno Egresso, Formação dos profissionais da Educação.

Resumo

Este artigo, derivado de Tese de Doutorado defendida na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no ano de 2016, apresenta algumas reflexões acerca da formação em Pedagogia ofertada por essa instituição na modalidade presencial. Essa análise é efetuada a partir da apresentação de um breve histórico das reformas curriculares implementadas pela instituição, focalizando em especial a reforma realizada após a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Pedagogia (DCNP). De forma a aprofundar a análise, são comentadas entrevistas realizadas com professores que participaram dessa reforma, sendo também apresentados dados coletados por meio de questionário aplicado a egressos graduados pela instituição entre 2000 e 2011, que informaram suas percepções sobre a formação obtida durante a graduação em Pedagogia na UFMG, contemplando-se ainda aspectos relacionados à sua inserção profissional. Os resultados evidenciam que a escola permanece como o principal setor de atuação e que a docência é predominante principalmente no ensino fundamental, não obstante a emergência de outros campos e atividades, com destaque para o EaD e o ensino superior. Os egressos consideram, de modo geral, que o curso oferece sólida formação teórica, apesar de demandarem melhor conexão entre teoria e prática e de sugerirem a inclusão de conteúdos voltados para as TICS na matriz curricular. A satisfação com a atividade exercida é conciliada com a percepção de desvalorização social da Pedagogia e dos pedagogos.

Biografia do Autor

Michely de Lima Ferreira Vargas, Escola de Saúde Pública de Minas Gerais

Doutora e Mestre em Políticas Públicas da Educação (FaE/UFMG), graduada em Pedagogia (FaE/UFMG). Analista em Educação e Pesquisa em Saúde na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG).

Maria do Carmo de Lacerda Peixoto, UFMG

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília, mestre em Educação pelo IESAE da Fundação Getúlio Vargas - RJ, e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi responsável pela criação da Diretoria de Avaliação Institucional da UFMG, a qual dirigiu entre 2002 e 2014. Presidiu a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFMG. Pesquisa e tem publicações na área de Política Educacional, com ênfase em Avaliação de Instituições, Planos e Programas, com foco nos seguintes temas: educação superior, política educacional, avaliação institucional, avaliação de universidade. É membro do Observatório da Educação (OBEDUC) "Políticas de Expansão da Educação Superior"

Downloads

Publicado

2019-09-25

Como Citar

Vargas, M. de L. F., & Peixoto, M. do C. de L. (2019). A formação em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFMG: um olhar a partir das percepções de professores e egressos. Educar Em Revista, 35(76), 279–304. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62301

Edição

Seção

Demanda Contínua