Políticas Públicas de/para a Educação de Jovens e Adultos: um balanço de artigos publicados no Portal de Periódicos CAPES

Autores

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação de Jovens e Adultos, Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este artigo, parte de uma pesquisa maior, intitulada Fundamentos e autores recorrentes do campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico, tem como objetivo apresentar um balanço das publicações sobre Políticas Públicas de/para Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, tendo como base de informação o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). De abordagem qualitativa de tipo bibliográfico, com inspiração nas pesquisas de Estado do Conhecimento, como definido por Romanowski e Ens (2006), do ponto de vista teórico, dialoga com o conceito de política pública a partir de Souza (2006), Teixeira (2002) e Mainardes (2018). Em linhas gerais, o estudo revelou a complexidade que envolve a análise das políticas públicas de/para a EJA, em decorrência das nuances e multiplicidades de categorias e temas associados.

Biografia do Autor

Gilvanice Barbosa da Silva Musial, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1990), mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) com realização de Estágio de Doutorado - Sanduíche - na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França. Foi professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (1997-2015). Atuou como professora permanente no Mestrado FaE/UEMG, Linha de Pesquisa 2: Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação, Departamento de Educação I, da Universidade Federal da Bahia e integra o PPGE/UFBA da linha de Política e Gestão da Educação e o MPED/UFBA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, educação do campo, história da escola rural e políticas educacionais.

Jurandir de Almeida Araújo, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFBA). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Especialista em Libras pela Faculdade de Educação São Luís. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa Política e Gestão da Educação (PPGE/UFBA), do Grupo de Pesquisa Educação, Desigualdade e Diversidade (PPGEduC/UNEB), do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital/UFBA) e da Associação Brasileira de Pesquisadores (as) pela Justiça Social (ABRAPPS). Ex-bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford (IFP). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas; Ações Afirmativas; Educação das Relações Étnico-Raciais; Educação para as relações de gênero e sexualidade; Branquitude; Movimentos Sociais; Organizações Sociais Negras; Religião e Religiosidade; Educação Infantil.

Publicado

2022-03-14

Como Citar

Musial, G. B. da S., & Araújo, J. de A. (2022). Políticas Públicas de/para a Educação de Jovens e Adultos: um balanço de artigos publicados no Portal de Periódicos CAPES. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82090

Edição

Seção

Dossiê - Educação de Jovens e Adultos, políticas e processos educativos democráticos