Apresentação

Autores

  • Maurício Cesar Vitória Fagundes Universidade Federal do Paraná
  • Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga

Palavras-chave:

Educação, Paulo Freire

Resumo

No mês de setembro deste ano, Paulo Freire completaria 95 anos de existência (19/09/1921). Este Dossiê constitui-se em uma homenagem que a Educar em Revista presta ao Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, educador que tem inspirado movimentos de transformação, no Brasil e no exterior.
Este Dossiê registra as contribuições de Paulo Freire como referência epistemológica suleadora da prática pedagógica e da formação de professores. O legado e a reinvenção da Pedagogia freireana são registrados em pesquisas que anunciam a materialidade desse pensamento atual e fecundo, em diferentes níveis e modalidades da educação pública e no contexto dos movimentos populares. Objetiva-se explicitar as condições em que se deram as diferentes recriações do paradigma de formação permanente, proposto por Paulo Freire, e as contribuições dessas experiências para a prática pedagógica, como proposta contra-hegemônica aos modelos que legitimam a ordem social vigente.

Downloads

Publicado

2016-09-20

Como Citar

Fagundes, M. C. V., & Braga, M. M. S. de C. (2016). Apresentação. Educar Em Revista, 32(61), p. 13–17. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47201

Edição

Seção

Dossiê Temático