Apresentação

Maurício Cesar Vitória Fagundes, Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga

Resumo


No mês de setembro deste ano, Paulo Freire completaria 95 anos de existência (19/09/1921). Este Dossiê constitui-se em uma homenagem que a Educar em Revista presta ao Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, educador que tem inspirado movimentos de transformação, no Brasil e no exterior.
Este Dossiê registra as contribuições de Paulo Freire como referência epistemológica suleadora da prática pedagógica e da formação de professores. O legado e a reinvenção da Pedagogia freireana são registrados em pesquisas que anunciam a materialidade desse pensamento atual e fecundo, em diferentes níveis e modalidades da educação pública e no contexto dos movimentos populares. Objetiva-se explicitar as condições em que se deram as diferentes recriações do paradigma de formação permanente, proposto por Paulo Freire, e as contribuições dessas experiências para a prática pedagógica, como proposta contra-hegemônica aos modelos que legitimam a ordem social vigente.


Palavras-chave


Educação; Paulo Freire

Texto completo:

PDF DOI


Qualis A1

Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Contatos: (55) 41- 3535-6207 

E-mail: educar@ufpr.br

E-mail: educar.ufpr2016@gmail.com

Web of Science (Clarivate Analytics)
Scielo
Academia.edu
Directory of Open Access Journals
Periódicos Capes
Google Acadêmico
Pergamum INEP
Latindex
Redalyc
Educ@
Directory of Open Access Scholary Resources
Information Matrix for the Analysis of Journals
Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal
MLA International Bibliography

Flag Counter

Contador ativo desde 10/09/2021