Apresentação
Palavras-chave:
Educação, Paulo FreireResumo
No mês de setembro deste ano, Paulo Freire completaria 95 anos de existência (19/09/1921). Este Dossiê constitui-se em uma homenagem que a Educar em Revista presta ao Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, educador que tem inspirado movimentos de transformação, no Brasil e no exterior.
Este Dossiê registra as contribuições de Paulo Freire como referência epistemológica suleadora da prática pedagógica e da formação de professores. O legado e a reinvenção da Pedagogia freireana são registrados em pesquisas que anunciam a materialidade desse pensamento atual e fecundo, em diferentes níveis e modalidades da educação pública e no contexto dos movimentos populares. Objetiva-se explicitar as condições em que se deram as diferentes recriações do paradigma de formação permanente, proposto por Paulo Freire, e as contribuições dessas experiências para a prática pedagógica, como proposta contra-hegemônica aos modelos que legitimam a ordem social vigente.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.