Formação docente crítica em torno das questões de raça, etnia, gênero e sexualidade à luz da concepção de educação libertadora de Paulo Freire

Autores

Palavras-chave:

Formação inicial, Situação-limite, Ato-limite, Educação Libertadora

Resumo

A formação docente, com base na educação libertadora de Paulo Freire,
ocorreu com alunos de licenciatura de três cursos de uma universidade
pública federal. Os processos formativos iniciais desencadearam parcerias
entre a universidade e instituições do entorno (escola pública estadual e
quilombo). Nessas parcerias, destaca-se o desenvolvimento de práticas
educativas freireanas resultantes da emergência de situações-limite em torno das questões de raça, etnia, gênero e sexualidade mediante investigação temática. Essas situações expressam contradições sociais locais/globais, sintetizadas em temas geradores e carregam o potencial de humanização via atos-limite, aqui considerados como elaboração e desenvolvimento de currículos críticos por meio dos temas geradores. Esta pesquisa explicita situações-limite relativas à questão das diferenças e apresenta atos-limite desenvolvidos nos processos formativos freireanos junto a educandas(os), para a superação de visões de mundo acríticas. A metodologia utilizada está ancorada nos pressupostos da pesquisa qualitativa em educação, pois envolve não apenas a pesquisa-ação para a realização dos processos formativos, mas também a coleta de dados da análise documental, cujos documentos utilizados foram os relatórios finais/portfólios de estudantes em licenciatura. Os principais resultados do trabalho acenam para o potencial crítico-libertador da pedagogia freireana desenvolvida em contextos de formação inicial, tendo em vista a superação de situações-limite por atoslimite, bem como para a importância do trabalho pedagógico em torno de questões relativas às diferenças, no âmbito de uma concepção de educação que visa à humanização e a democracia.

Biografia do Autor

Juliana Rezende Torres, Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

Docente do departamento de ciências humanas e educação e do programa de pós-graduação em educação. Atuo na área de ensino de ciências e biologia, formação de professores, pedagogia crítica freireana e currículo, e educação ambiental crítico-freireana.

Lourdes de Fátima Bezerra Carril, Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

Docente do departamento de Geografia, Turismo e Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Atua na área de ensino de geografia a partir das temáticas: territórios quilombolas, educação para as práticas de ensino e educação para as relações étnicas e raciais, educação e identidade.

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Publicado

2021-05-10

Como Citar

Torres, J. R., & Carril, L. de F. B. (2021). Formação docente crítica em torno das questões de raça, etnia, gênero e sexualidade à luz da concepção de educação libertadora de Paulo Freire. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75679

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