Escola e família no jornal O Arquidiocesano de Mariana (1959-1991): “Defenderá ele os direitos de Deus e da comunidade cristã”

Autores

Palavras-chave:

educação católica, imprensa católica, história da educação, família, escola primária.

Resumo

O semanário O Arquidiocesano, periódico da Arquidiocese de Mariana (MG), circulou entre 1959 e 1991 com tiragem anual de 6.000 exemplares. Dos objetivos do jornal constam o de “cuidar da vida religiosa das Paróquias”. O periódico adentrou os campos sociais incluindo a escola. É possível perceber a educação como tema recorrente no que tange à formação cristã como a preocupação com a chegada da televisão no interior dos lares e a campanha contra o comunismo. De 1962 a 1989 somam-se 61 artigos com o tema “escola”, que passa a ser objeto de análise, sobretudo no que concerne à presença da fé católica no sistema público. Os artigos foram assinados por membros da hierarquia da Igreja e paroquianos convidados. O corpus de pesquisa são as edições que tratam da educação escolar. Selecionamos os artigos que abordam a escola e a família e destacamos a visão da igreja sobre a instituição escolar como colaboradora na formação humana consoante à difusão dos princípios cristãos. Se o futuro da criança é cristão, faz sentido a escolha dos pais pela escola católica guiada pela professora na mesma fé. Fica clara a equação: família cristã é igual a escola cristã. Podemos finalizar com a assertiva de que O Arquidiocesano vela pela população católica para além do espaço físico das igrejas ou dos sermões por meio do controle da tríade família, escola e professora.

Biografia do Autor

Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo com parte na University of Wisconsin-Madison (2019-2020), Doutorado (2013) e Mestrado (2008) em Educação - Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas - pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Se especializou em Psicologia da Educação: ênfase em psicopedagogia preventiva pela PUCMinas (2001). É graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé (1995). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Ouro Preto, no Departamento de Educação. Atua na graduação, na pesquisa e na extensão universitária. Líder do Núcleo de Estudos Sociedade Família e Escola (UFOP) e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens, Adultos e Idosos (UFOP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (UFMG) e participa do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (UFOP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da redução das desigualdades sociais e educacionais estudando, principalmente, os seguintes temas: prática pedagógica, formação docente, educação popular, direito subjetivo e história da escolarização das camadas populares. 


Rosana Areal de Carvalho, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em história pela Universidade Federal de Mato Grosso (1987) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando na Graduação e na Pós-graduação, com orientação de mestrado. Desenvolve pesquisas em História da Educação, com ênfase para os seguintes objetos, na relação com a educação: história das instituições escolares; intelectuais; espaço público; imprensa; e fontes para história da educação. Pós-doutorado em Hstória da Educação junto ao GEPHE/FAE/UFMG e NEPHE/FACED/UFU. Investigadora da Ciência Logosófica.

Downloads

Publicado

2021-08-23

Como Citar

Rodrigues Silva, F. A. O., & Carvalho, R. A. de. (2021). Escola e família no jornal O Arquidiocesano de Mariana (1959-1991): “Defenderá ele os direitos de Deus e da comunidade cristã”. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78030

Edição

Seção

Demanda Contínua