Da responsabilidade ética do responder para que serve a escola

Autores

Palavras-chave:

Teoria de currículo, Escola, Subjetivação, Responsabilidade ética.

Resumo

Fomos instadas a essa discussão pela “perseguição” sofrida pela escola no momento de pandemia de Covid-19, perseguição esta à qual é nosso dever ético-político responder. Trata-se de um ensaio que pretende problematizar o servir da escola – que parece lhe conferir sentidos –, defendendo que tais sentidos só aparecem na relação com o outro que os constitui e que perturba, também, nossa própria subjetivação. A escola, como nome, só existe porque integra o todo vivido da experiência com o mundo e conosco e, portanto, não pode ser definida a priori ou por um servir. Na construção do texto fomos assombradas por conversas detonadas pela interpelação “para que serve a escola?”, vinda de professores e agentes administrativos da rede municipal de Educação da cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Do ponto de vista teórico, dialogamos principalmente com Judith Butler, Janet Miller e Gert Biesta, para defender que uma teoria pedagógica responsável ou responsiva precisa fazer qualquer ideal de escola vir acompanhado de sua desconstrução

Biografia do Autor

Maria Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do
Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui Mestrado em Ciências Sociais e Humanas pela
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Licenciada em Pedagogia pela Universidade
do Estado do Rio Grande do Norte (2012). É integrante da Associação de Pesquisadores em
Educação (ANPED). E-mail para contato: santtosmaria.m@gmail.com

Elizabeth Macedo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janiero, Rio de Janiero.

Doutora em Educação, UNICAMP. Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de
Janeiro, Brasil. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação e coordena o grupo de
pesquisa “Giros Curriculares: Cultura e Diferença”. Bolsista 1A CNPq, Cientista do Nosso Estado da
FAPERJ e Procientista da UERJ. E-mail para contato: bethmacedo@pobox.com

Publicado

2022-12-21

Como Citar

Santos, M., & Macedo, E. (2022). Da responsabilidade ética do responder para que serve a escola. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85999

Edição

Seção

Dossiê Sujeito e Conhecimento: articulações em contextos de formação e atuação docente