Revezamento teoria e prática na análise da escola pública democrática

Autores

  • Graziela Zambão Abdian

Palavras-chave:

Escola democrática, Política, Democracia radical e plural, Revezamento teoria e prática.

Resumo

Com o objetivo de contribuir com as discussões da Política e Gestão da educação e escolar, o texto apresenta elementos para a análise das possibilidades de experiências da escola pública democrática, por meio do revezamento teoria e prática. Para tal, relatamos resultados de pesquisas que analisaram dissertações, teses e artigos publicados em periódicos sobre a temática gestão democrática. Além disso, apontamos desafios para a área com a busca de novos horizontes conceituais que nos possibilitem compreender a complexidade da gestão educacional escolar. Finalmente, exploramos os conceitos Política e Democracia por meio de autores/as que nos possibilitam repensar as relações entre teoria e prática presentes nas pesquisas comumente publicadas na área.

Downloads

Publicado

2018-04-06

Como Citar

Abdian, G. Z. (2018). Revezamento teoria e prática na análise da escola pública democrática. Educar Em Revista, 34(68), p.107–122. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57481

Edição

Seção

Dossiê Temático