Educação pública em tempo de pandemia: o ensino remoto como efeito da política de oportunismo de ocasião do estado do Rio de Janeiro

Autores

Palavras-chave:

Políticas públicas educacionais, Ensino remoto, Escola democrática.

Resumo

Problematizamos a política do ensino remoto proposto pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro para os alunos da rede pública. Consideramos a conjuntura pandêmica como cenário político para o favorecimento de oportunismo de ocasião no atendimento às demandas dos grupos econômicos que atuam de forma articulada entre o Estado e o estado na educação. Argumentamos por meio da perspectiva pós-estruturalista que a política democrática constitui-se na tensão entre consenso, ordenamentos legais, e dissenso, interpretação dos textos políticos, e sua análise demanda o estudo da relação entre sujeitos, objetos e práticas de linguagem numa temporalidade contextual. Concluímos que as disputas da política evidenciam o alinhamento com o projeto liberal, sendo necessário pensar outras formas de sociabilidade que contemplem projetos coletivos mais igualitários no planejamento para o acesso aos conhecimentos escolares mediados por tecnologias.

 

Biografia do Autor

marcela moraes de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pedagoga, Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Brasil

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na linha Políticas e Instituições Educacionais da Faculdade de Educação da UFRJ - Brasil

Bolsista CAPES-Print pelo Programa Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Sociologia da Educação na Universidade do Minho (UMinho) - Portugal 

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na linha Currículo e Linguagem da Faculdade de Educação da UFRJ - Brasil

Daniela Patti do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professorada Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação daUniversidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Grupo de Estudos ePesquisas dos Sistemas Educacionais (GESED).

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

Castro, marcela moraes de, & Amaral, D. P. do. (2023). Educação pública em tempo de pandemia: o ensino remoto como efeito da política de oportunismo de ocasião do estado do Rio de Janeiro. Educar Em Revista, 39, e80838. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80838

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