Educação pública em tempo de pandemia: o ensino remoto como efeito da política de oportunismo de ocasião do estado do Rio de Janeiro

Autores/as

Palabras clave:

Políticas públicas educacionais, Ensino remoto, Escola democrática.

Resumen

Problematizamos a política do ensino remoto proposto pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro para os alunos da rede pública. Consideramos a conjuntura pandêmica como cenário político para o favorecimento de oportunismo de ocasião no atendimento às demandas dos grupos econômicos que atuam de forma articulada entre o Estado e o estado na educação. Argumentamos por meio da perspectiva pós-estruturalista que a política democrática constitui-se na tensão entre consenso, ordenamentos legais, e dissenso, interpretação dos textos políticos, e sua análise demanda o estudo da relação entre sujeitos, objetos e práticas de linguagem numa temporalidade contextual. Concluímos que as disputas da política evidenciam o alinhamento com o projeto liberal, sendo necessário pensar outras formas de sociabilidade que contemplem projetos coletivos mais igualitários no planejamento para o acesso aos conhecimentos escolares mediados por tecnologias.

 

Biografía del autor/a

marcela moraes de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pedagoga, Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Brasil

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na linha Políticas e Instituições Educacionais da Faculdade de Educação da UFRJ - Brasil

Bolsista CAPES-Print pelo Programa Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Sociologia da Educação na Universidade do Minho (UMinho) - Portugal 

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na linha Currículo e Linguagem da Faculdade de Educação da UFRJ - Brasil

Daniela Patti do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professorada Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação daUniversidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Grupo de Estudos ePesquisas dos Sistemas Educacionais (GESED).

Publicado

2023-12-05

Cómo citar

Castro, marcela moraes de, & Amaral, D. P. do. (2023). Educação pública em tempo de pandemia: o ensino remoto como efeito da política de oportunismo de ocasião do estado do Rio de Janeiro. Educar Em Revista, 39, e80838. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80838

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