Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do Nunca

Autores

  • Claudia Laus Angelo Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé
  • Romulo Campos Lins Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Rio Claro

Palavras-chave:

Escola, Alunos, Significado, Objeto, Espaço comunicativo

Resumo

A discussão que trazemos neste artigo é parte de nossa leitura das falas de alunos que frequentavam os anos finais do ensino fundamental em 2009 e 2010. Temos como objetivo evidenciar os significados que eles produziram para a escola à luz das noções de significado, objeto, legitimidade e espaço comunicativo que fazem parte do Modelo dos Campos Semânticos e de um ensaio da história de Peter Pan, que nos permitiu distinguir que quando os alunos falam sobre a escola os significados que eles produzem, de que a escola é importante para o futuro deles, vão em direção ao Mundo dos Adultos. Mas, quando eles se colocam dentro da escola, suas falas contemplam o encontro com os amigos e a hora do recreio, aproximando-se mais da lógica da Terra do Nunca.

Biografia do Autor

Claudia Laus Angelo, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé

Professora do Curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé.

Romulo Campos Lins, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Rio Claro

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp, Campus de Rio Claro

Downloads

Publicado

2017-01-05

Como Citar

Angelo, C. L., & Lins, R. C. (2017). Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do Nunca. Educar Em Revista, 32(62), p. 165–180. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44134

Edição

Seção

Demanda Contínua