O papel das diretoras de escola nas relações entre escolas públicas e famílias populares no contexto de implementação de uma política educacional

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Palavras-chave:

diretoras de escolas, relação escola-família, política educacional, escola pública, Escolas do Amanhã

Resumo

O presente trabalho discute o papel das diretoras de escolas na construção de relações entre escolas públicas e famílias de origem popular que vivem em uma favela da cidade do Rio de Janeiro. Nossa análise levou em conta o contexto de implementação de uma política educacional proposta justamente para aproximar escolas e famílias. Com esse enfoque queremos iluminar aspectos pouco estudados pela literatura que trata das relações escolas-famílias e de implementação de políticas educacionais. A verdade é que a atuação das diretoras junto às famílias e sua influência na criação de um clima escolar propício a contatos e interações positivas ou não, acaba sendo negligenciado. Outra questão tratada é o reconhecimento de que o cargo de direção escolar é feminino, e como nas famílias também são as mulheres as responsáveis pela interação com as escolas, tais relações acontecem influenciadas pelo universo das mulheres. E essa marca traz especificidades que procuramos exploramos no presente trabalho. Nesse sentido, esperamos contribuir para diminuir uma lacuna no campo da pesquisa que trata das relações escolas públicas e famílias populares. Ao final, constatamos que as diretoras de escolas têm papel decisivo na construção de um clima escolar que impacta nas relações com as famílias.

Biografia do Autor

Edson Nóbrega Diniz, PUC-Rio

Graduado em História pela UERJ. Possui mestrado e doutorado em sociologia da educação Pel PUC-Rio. Foi preofessor da educação básica durante 20 anos.

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Publicado

2021-11-16

Como Citar

Diniz, E. N. (2021). O papel das diretoras de escola nas relações entre escolas públicas e famílias populares no contexto de implementação de uma política educacional. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78238

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