O papel das diretoras de escola nas relações entre escolas públicas e famílias populares no contexto de implementação de uma política educacional

Autores/as

Palabras clave:

diretoras de escolas, relação escola-família, política educacional, escola pública, Escolas do Amanhã

Resumen

O presente trabalho discute o papel das diretoras de escolas na construção de relações entre escolas públicas e famílias de origem popular que vivem em uma favela da cidade do Rio de Janeiro. Nossa análise levou em conta o contexto de implementação de uma política educacional proposta justamente para aproximar escolas e famílias. Com esse enfoque queremos iluminar aspectos pouco estudados pela literatura que trata das relações escolas-famílias e de implementação de políticas educacionais. A verdade é que a atuação das diretoras junto às famílias e sua influência na criação de um clima escolar propício a contatos e interações positivas ou não, acaba sendo negligenciado. Outra questão tratada é o reconhecimento de que o cargo de direção escolar é feminino, e como nas famílias também são as mulheres as responsáveis pela interação com as escolas, tais relações acontecem influenciadas pelo universo das mulheres. E essa marca traz especificidades que procuramos exploramos no presente trabalho. Nesse sentido, esperamos contribuir para diminuir uma lacuna no campo da pesquisa que trata das relações escolas públicas e famílias populares. Ao final, constatamos que as diretoras de escolas têm papel decisivo na construção de um clima escolar que impacta nas relações com as famílias.

Biografía del autor/a

Edson Nóbrega Diniz, PUC-Rio

Graduado em História pela UERJ. Possui mestrado e doutorado em sociologia da educação Pel PUC-Rio. Foi preofessor da educação básica durante 20 anos.

Publicado

2021-11-16

Cómo citar

Diniz, E. N. (2021). O papel das diretoras de escola nas relações entre escolas públicas e famílias populares no contexto de implementação de uma política educacional. Educar Em Revista, 37. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78238

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