Repetência e reprovação na implementação da escola graduada: emergência e significados históricos

Autores

Palavras-chave:

reprovação- repetência- história- escola graduada

Resumo

O artigo busca investigar a emergência da reprovação e da repetência escolar
nos primeiros anos de implementação da escola graduada, em Minas Gerais.
Procura-se apreender sua ocorrência e os significados que lhes eram atribuídos
pelos profissionais da Educação de uma escola primária: o Grupo Escolar
Paula Rocha, na cidade de Sabará/MG. Entendemos que tais fenômenos
relacionam-se com a organização da escola graduada, no interior de uma
cultura escolar fundada na homogeneização das turmas e na complexificação
dos processos avaliativos. O corpus documental foi constituído pela legislação
educacional, relatórios de direção e inspeção, atas de exames, termos de
promoção e livros de matrículas. Verificou-se no período analisado, entre
1907 e 1930, que reprovação e repetência eram concentradas no 1º Ano
escolar, sendo compreendidas como fenômenos distintos. A repetência
constituía recurso didático que procurava garantir a aprendizagem diante
da extensão do Programa de Ensino e a pouca idade dos estudantes. Estas
eram também as justificativas para a reprovação, que incidia mesmo entre
alunos aprovados nos exames finais. Verificou-se a criação, pela escola, de
estratégias de organização seriada e de avaliação que buscassem garantir a
aprendizagem e facilitassem a homogeneização das turmas.

Biografia do Autor

Maria Cristina Gouvea, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Ciências Aplicadas Educação. Pesquisadora em Estudos da Infância

Fernanda Cristina Rocha, Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte

Professora Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte

Mestre em Educação UFMG 

Doutora em História da Educação UFMG

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Publicado

2021-05-10

Como Citar

Cristina Gouvea, M., & Cristina Rocha, F. (2021). Repetência e reprovação na implementação da escola graduada: emergência e significados históricos. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74535

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