Avaliação em larga escala e estabelecimento de metas e indicadores educacionais

usos e abusos da quantofrenia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.94095

Palavras-chave:

Avaliação em Larga Escala, Índices Educacionais, Municípios, Desempenho, Quantofrenia

Resumo

Este artigo problematiza a ênfase dada em municípios brasileiros a aspectos quantitativos do desempenho dos alunos, mensurados por indicadores e médias de proficiência, em detrimento à discussão sobre a aprendizagem e o significado pedagógico dos dados e à produção de indicadores de processos que se associam ao atingimento (ou não) das metas. Inicialmente, contextualiza-se a consolidação e expansão das testagens em larga escala no Brasil e no mundo para, em um segundo momento, discutir iniciativas desenvolvidas nacionalmente, em âmbito municipal. Conclui-se que é necessário retomar o debate técnico e pedagógico, aliado às considerações políticas sobre o uso dos resultados das avaliações e de indicadores educacionais para a proposição de políticas públicas voltadas às escolas.

Biografia do Autor

Adriana Bauer, Universidade de São Paulo (USP) e Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade de São Paulo (USP); Pesquisadora, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo, São Paulo, Brasil; professora, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado

2024-12-06

Como Citar

Bauer, A. (2024). Avaliação em larga escala e estabelecimento de metas e indicadores educacionais: usos e abusos da quantofrenia. Educar Em Revista, 40(1), e94095. https://doi.org/10.1590/1984-0411.94095

Edição

Seção

DOSSIÊ: Qualidade, aprendizagem e avaliação sistêmica: discursos dos organismos internacionais para os países latino-ame