Avaliação em larga escala e estabelecimento de metas e indicadores educacionais
usos e abusos da quantofrenia
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.94095Palabras clave:
Avaliação em Larga Escala, Índices Educacionais, Municípios, Desempenho, QuantofreniaResumen
Este artigo problematiza a ênfase dada em municípios brasileiros a aspectos quantitativos do desempenho dos alunos, mensurados por indicadores e médias de proficiência, em detrimento à discussão sobre a aprendizagem e o significado pedagógico dos dados e à produção de indicadores de processos que se associam ao atingimento (ou não) das metas. Inicialmente, contextualiza-se a consolidação e expansão das testagens em larga escala no Brasil e no mundo para, em um segundo momento, discutir iniciativas desenvolvidas nacionalmente, em âmbito municipal. Conclui-se que é necessário retomar o debate técnico e pedagógico, aliado às considerações políticas sobre o uso dos resultados das avaliações e de indicadores educacionais para a proposição de políticas públicas voltadas às escolas.
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