A influência do ideário da UNESCO nas políticas públicas educacionais direcionadas à efetividade do direito à educação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.94841

Palavras-chave:

Direito à Educação, Políticas Públicas Educacionais, Ensino Fundamental, Ciclo de políticas, UNESCO.

Resumo

O texto, decorrente de uma Pesquisa Documental, tem como foco analítico-discursivo a influência do ideário da Organização das Nações Unidas para a Ciência, a Educação e a Cultura (UNESCO), a partir dos anos noventa, nas políticas públicas educacionais direcionadas à efetividade do direito à educação no Brasil, no contexto do Ensino Fundamental. Destaca que, enquanto uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) e, alinhada aos propósitos desta organização, a UNESCO enfatiza a relevância da educação como um dos meios para a construção de uma cultura de paz e de tolerância, para a erradicação da pobreza, para a promoção e a proteção dos direitos humanos, bem como para o desenvolvimento econômico equitativo e sustentável. Sob a égide da educação concebida como um direito de todos, a UNESCO atua por meio de acordos de cooperação técnica com os Estados-membros, as instituições públicas, o setor privado, as Organizações da Sociedade Civil (OSC), as universidades e as redes. Aborda as políticas educacionais a partir dos pressupostos de Stephen Ball, compreendendo-as como dispositivos regulatórios estratégicos que representam as concepções e interesses daqueles que as elaboram. Por meio da análise documental proposta por Cellard, descreve as principais dimensões contempladas nas Declarações decorrentes das Conferências e dos Fóruns Mundiais realizados pela UNESCO, no espaço temporal delimitado, atinentes ao direito à educação no Ensino Fundamental. Evidencia a presença de tais dimensões nas políticas educacionais brasileiras aprofundadas, corroborando que a internacionalização e a cooperação técnica estão no cerne da constituição da UNESCO e, desta forma, a influência do ideário da UNESCO nas políticas dos Estados-membros inicia, com maior ou menor intensidade, no momento que cada um desses Estados aderiu a esta organização.

Biografia do Autor

Dirleia Fanfa Sarmento, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Professora, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

José Antunes de Miranda, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Professor, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Roberto Carlos Ramos, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Educação, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil; Professor,
Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Sarmento, D. F., Miranda, J. A. de, & Ramos, R. C. (2024). A influência do ideário da UNESCO nas políticas públicas educacionais direcionadas à efetividade do direito à educação no Brasil. Educar Em Revista, 40(1), e94841. https://doi.org/10.1590/1984-0411.94841

Edição

Seção

DOSSIÊ "A internacionalização das políticas educacionais no marco dos direitos humanos"