A REDUCA como semeadora de consensos na América Latina

avaliação, padronização e subordinação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.94040

Palavras-chave:

REDUCA, Reformas Educacionais, Consensos, América Latina, Avaliação

Resumo

A América Latina tem sua história marcada por processos brutais de expropriação por parte das potências europeias desde o século XVI. Guerras, reformas, lutas pela independência e revoluções convivem com o assédio dos países imperialistas, em conluio com as diferentes frações burguesas da região, pela manutenção de uma condição de subordinação. Com base nisso, o presente artigo visa refletir sobre os consensos que as frações empresariais, articuladas em torno da Rede Latino-Americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação (REDUCA), formularam para a educação na América Latina nas últimas décadas. A REDUCA foi oficialmente lançada em Brasília no ano de 2011, com o patrocínio do BID e de grandes empresas e fundações empresariais. Os principais documentos analisados defendem que as economias latino-americanas padecem de baixa produtividade, sustentando o argumento de que o aumento na escolaridade da população amplia diretamente a produtividade, pressupondo uma relação linear entre educação e competitividade empresarial. Nesse bojo, o BID e demais organismos supranacionais impulsionam a formação de redes sociais, como a REDUCA, que se constitui de diversos ‘aparelhos privados de hegemonia’, nos termos gramscianos, para atuar na efetivação de reformas educacionais, implantando avaliações em larga escala, padronizações curriculares e controle do trabalho docente.

Biografia do Autor

Mariano Moura Melgarejo, Rede Municipal de Educação de Florianópolis, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutorado em Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil; Professor, Rede Municipal de Educação de Florianópolis, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Marileia Maria da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutorado em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil; Professora Titular, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Publicado

2024-12-06

Como Citar

Melgarejo, M. M., & Silva, M. M. da. (2024). A REDUCA como semeadora de consensos na América Latina: avaliação, padronização e subordinação. Educar Em Revista, 40(1), e94040. https://doi.org/10.1590/1984-0411.94040

Edição

Seção

DOSSIÊ: Qualidade, aprendizagem e avaliação sistêmica: discursos dos organismos internacionais para os países latino-ame