Perspectivas entre educação e Estado
a formação do “novo homem” latino-americano (séculos XIX/XX)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.87149Palavras-chave:
Educação, Nacionalismo, História, Anarquismo, ModernidadeResumo
O texto apresenta perspectivas acerca de interações entre Estado e educação escolar no momento histórico
em que se efetua a modernização de sociedades latino-americanas, entre o decorrer do século XIX e primeira
metade do XX. Focaliza a constituição do Estado Nacional argentino, enfatizando alguns reflexos na educação,
como sua própria constituição enquanto campo social. Para tanto, percorre as referências de duas obras
e autores: Facundo, ou civilização e barbárie (1845), de Domingos Faustino Sarmiento e Como el Estado
educa a tu hijo (1928), de Julio Barcos. Ao refletir sobre o moderno e suas representações históricas, analisa
algumas perspectivas de ambos os autores e obras perante as interlocuções entre Estado e escola e suas
consequências para o coletivo e a memória social.
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