Perspectivas entre educação e Estado

a formação do “novo homem” latino-americano (séculos XIX/XX)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.87149

Palavras-chave:

Educação, Nacionalismo, História, Anarquismo, Modernidade

Resumo

O texto apresenta perspectivas acerca de interações entre Estado e educação escolar no momento histórico
em que se efetua a modernização de sociedades latino-americanas, entre o decorrer do século XIX e primeira
metade do XX. Focaliza a constituição do Estado Nacional argentino, enfatizando alguns reflexos na educação,
como sua própria constituição enquanto campo social. Para tanto, percorre as referências de duas obras
e autores: Facundo, ou civilização e barbárie (1845), de Domingos Faustino Sarmiento e Como el Estado
educa a tu hijo (1928), de Julio Barcos. Ao refletir sobre o moderno e suas representações históricas, analisa
algumas perspectivas de ambos os autores e obras perante as interlocuções entre Estado e escola e suas
consequências para o coletivo e a memória social.

Biografia do Autor

Luciana Santos, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil; pesquisadora,
Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2024-11-28

Como Citar

Santos, L. (2024). Perspectivas entre educação e Estado : a formação do “novo homem” latino-americano (séculos XIX/XX). Educar Em Revista, 40(1), e87149. https://doi.org/10.1590/1984-0411.87149

Edição

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