A Arte de viver e de contar histórias
experiências de professoras na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.87633Palavras-chave:
Contadoras de Histórias, Formação de Leitores, Mediação CulturalResumo
Este artigo objetiva analisar as percepções de professoras contadoras de histórias acerca da mediação de
leitura por meio da arte de contar histórias. É uma pesquisa qualitativa aplicada, realizada por meio de
entrevista episódica, junto a cinco professoras que atuam na Rede de Ensino Municipal de Caxias do Sul, Rio
Grande do Sul. Os principais aportes teóricos para a sistematização dos dados foram Sisto (2012), Neitzel;
Carvalho (2016) e Zumthor (2020). O tratamento dos dados ancorou-se em abordagem descritiva à luz do
escopo teórico eleito. Como resultados, indica-se que as professoras contadoras de histórias contam histórias
porque acreditam na potência dessa mediação para o agenciamento de leitores; investem na contação de
histórias pelo viés da leitura fruitiva que entende o texto literário como objeto estético e artístico a ser
apreciado; desenvolvem a contação de histórias como mediação cultural carregada de afetos para provocar
crianças e adolescentes; aprenderam a arte de contar histórias na prática da docência e ao atuarem em
bibliotecas; necessitam de oportunidades para ampliar sua formação como contadoras.
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