"Um banquete literário”
um mosaico sobre literatura infantil, cultura afro-brasileira e africana, currículo e formação docente
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.88508Palavras-chave:
Literatua Infantil, Currículo, Formação, Cultura Afro-Brasileira e AfricanaResumo
De natureza ensaística, este texto tem como objetivo analisar discursos produzidos por meio de depoimentos,
imagens e reflexões de participantes de um projeto realizado entre os anos de 2020 e 2022, em uma escola
municipal de Serra-ES. O projeto envolveu formações sobre mediação literária e educação das relações
étnico-raciais com docentes e crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Tomando a metáfora de um
mosaico, o texto explora os impactos do conjunto de formações realizadas envolvendo uma relação muitas
vezes tensa e dicotômica: criança X adulto/a. Ligadas a essa relação, outras peças do mosaico são reunidas, a
saber: literatura infantil, cultura afro-brasileira e africana, currículo e formação docente. A metodologia para
análise dos discursos parte de Grada Kilomba (2019) e refere-se a uma proposta de interpretação “centrada
em sujeitos”, enfatizando a natureza das experiências subjetivas. Ao nos propormos juntar as peças, o
desenho que se forma acena para alguns importantes resultados, dentre eles: ao serem instigadas/os acerca
de temáticas antes não recorrentes em suas trajetórias, crianças e professoras/es refletem sobre o quanto a
formação no campo da educação das relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira e africana em
diálogo com a literatura infantil produzem transformações não apenas em suas subjetividades, mas também
no currículo, reconhecido como uma prática discursiva produtora de sentidos.
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- 2024-12-03 (2)
- 2024-11-29 (1)
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