"Um banquete literário”

um mosaico sobre literatura infantil, cultura afro-brasileira e africana, currículo e formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.88508

Palavras-chave:

Literatua Infantil, Currículo, Formação, Cultura Afro-Brasileira e Africana

Resumo

De natureza ensaística, este texto tem como objetivo analisar discursos produzidos por meio de depoimentos,
imagens e reflexões de participantes de um projeto realizado entre os anos de 2020 e 2022, em uma escola
municipal de Serra-ES. O projeto envolveu formações sobre mediação literária e educação das relações
étnico-raciais com docentes e crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Tomando a metáfora de um
mosaico, o texto explora os impactos do conjunto de formações realizadas envolvendo uma relação muitas
vezes tensa e dicotômica: criança X adulto/a. Ligadas a essa relação, outras peças do mosaico são reunidas, a
saber: literatura infantil, cultura afro-brasileira e africana, currículo e formação docente. A metodologia para
análise dos discursos parte de Grada Kilomba (2019) e refere-se a uma proposta de interpretação “centrada
em sujeitos”, enfatizando a natureza das experiências subjetivas. Ao nos propormos juntar as peças, o
desenho que se forma acena para alguns importantes resultados, dentre eles: ao serem instigadas/os acerca
de temáticas antes não recorrentes em suas trajetórias, crianças e professoras/es refletem sobre o quanto a
formação no campo da educação das relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira e africana em
diálogo com a literatura infantil produzem transformações não apenas em suas subjetividades, mas também
no currículo, reconhecido como uma prática discursiva produtora de sentidos.

Biografia do Autor

Débora Cristina de Araujo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil

Doutora em Educação, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil; Professora,
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Vitória,
Espírito Santo, Brasil. Professora, Rede Municipal de Educação de Serra, Espírito Santo, Brasil.

Publicado

2024-11-29 — Atualizado em 2024-12-03

Versões

Como Citar

Araujo, D. C. de, & Trancoso, J. dos S. R. (2024). "Um banquete literário”: um mosaico sobre literatura infantil, cultura afro-brasileira e africana, currículo e formação docente. Educar Em Revista, 40(1), e88508. https://doi.org/10.1590/1984-0411.88508 (Original work published 29º de novembro de 2024)

Edição

Seção

Demanda Contínua