"Um banquete literário”
um mosaico sobre literatura infantil, cultura afro-brasileira e africana, currículo e formação docente
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.88508Keywords:
Literatua Infantil, Currículo, Formação, Cultura Afro-Brasileira e AfricanaAbstract
De natureza ensaística, este texto tem como objetivo analisar discursos produzidos por meio de depoimentos,
imagens e reflexões de participantes de um projeto realizado entre os anos de 2020 e 2022, em uma escola
municipal de Serra-ES. O projeto envolveu formações sobre mediação literária e educação das relações
étnico-raciais com docentes e crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Tomando a metáfora de um
mosaico, o texto explora os impactos do conjunto de formações realizadas envolvendo uma relação muitas
vezes tensa e dicotômica: criança X adulto/a. Ligadas a essa relação, outras peças do mosaico são reunidas, a
saber: literatura infantil, cultura afro-brasileira e africana, currículo e formação docente. A metodologia para
análise dos discursos parte de Grada Kilomba (2019) e refere-se a uma proposta de interpretação “centrada
em sujeitos”, enfatizando a natureza das experiências subjetivas. Ao nos propormos juntar as peças, o
desenho que se forma acena para alguns importantes resultados, dentre eles: ao serem instigadas/os acerca
de temáticas antes não recorrentes em suas trajetórias, crianças e professoras/es refletem sobre o quanto a
formação no campo da educação das relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira e africana em
diálogo com a literatura infantil produzem transformações não apenas em suas subjetividades, mas também
no currículo, reconhecido como uma prática discursiva produtora de sentidos.
Downloads
Published
Versions
- 2024-12-03 (2)
- 2024-11-29 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

