Pesquisas sobre infâncias, crianças e cidade na Educação: tendências e desafios investigativos
Palavras-chave:
Infâncias, Cidade, Educação, Pesquisa, MetapesquisaResumo
Nos últimos anos, a temática que relaciona infâncias, crianças e cidade vem sendo o foco de pesquisas, debates e movimentos sociais, fomentando uma agenda social e acadêmica na defesa do reconhecimento dos sujeitos infantis e seu direito à cidade. Nesse contexto, compreender como esse tema vem sendo dinamizado na Educação, desde a elaboração dos problemas de pesquisa até à produção de dados para posterior análise e seus resultados, torna-se relevante para o fortalecimento desse campo de investigação, bem como para a identificação de possíveis fragilidades e lacunas no panorama investigativo. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma metapesquisa realizada a partir da análise de dez pesquisas desenvolvidas na área da Educação, em nível de doutorado, que se debruçaram sobre a temática infâncias/ crianças e cidade, indicando tendências e desafios que se tecem, especialmente, quanto a seus objetivos (problemáticas) e a seus enfoques epistemetodológicos.
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