Pesquisas sobre infâncias, crianças e cidade na Educação: tendências e desafios investigativos

Autores

  • Lutiane Novakowski Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8792-6345
  • Fabiana de Amorim Marcello Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9720-2650

Palavras-chave:

Infâncias, Cidade, Educação, Pesquisa, Metapesquisa

Resumo

Nos últimos anos, a temática que relaciona infâncias, crianças e cidade vem sendo o foco de pesquisas, debates e movimentos sociais, fomentando uma agenda social e acadêmica na defesa do reconhecimento dos sujeitos infantis e seu direito à cidade. Nesse contexto, compreender como esse tema vem sendo dinamizado na Educação, desde a elaboração dos problemas de pesquisa até à produção de dados para posterior análise e seus resultados, torna-se relevante para o fortalecimento desse campo de investigação, bem como para a identificação de possíveis fragilidades e lacunas no panorama investigativo. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma metapesquisa realizada a partir da análise de dez pesquisas desenvolvidas na área da Educação, em nível de doutorado, que se debruçaram sobre a temática infâncias/ crianças e cidade, indicando tendências e desafios que se tecem, especialmente, quanto a seus objetivos (problemáticas) e a seus enfoques epistemetodológicos.

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Novakowski, L., & Marcello, F. de A. (2024). Pesquisas sobre infâncias, crianças e cidade na Educação: tendências e desafios investigativos. Educar Em Revista, 40(1), e88548. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88548

Edição

Seção

DOSSIÊ Infância(s), Movimentos Sociais e Cidade: currículo(s) e formação docente