Pesquisas sobre infâncias, crianças e cidade na Educação: tendências e desafios investigativos
Keywords:
Infâncias, Cidade, Educação, Pesquisa, MetapesquisaAbstract
Nos últimos anos, a temática que relaciona infâncias, crianças e cidade vem sendo o foco de pesquisas, debates e movimentos sociais, fomentando uma agenda social e acadêmica na defesa do reconhecimento dos sujeitos infantis e seu direito à cidade. Nesse contexto, compreender como esse tema vem sendo dinamizado na Educação, desde a elaboração dos problemas de pesquisa até à produção de dados para posterior análise e seus resultados, torna-se relevante para o fortalecimento desse campo de investigação, bem como para a identificação de possíveis fragilidades e lacunas no panorama investigativo. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma metapesquisa realizada a partir da análise de dez pesquisas desenvolvidas na área da Educação, em nível de doutorado, que se debruçaram sobre a temática infâncias/ crianças e cidade, indicando tendências e desafios que se tecem, especialmente, quanto a seus objetivos (problemáticas) e a seus enfoques epistemetodológicos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

