Educação de Jovens e Adultos S/A

impactos da agenda global no Estado do Espírito Santo, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.94997

Palavras-chave:

Agenda Global, EJA, Estado, Nova Governança.

Resumo

Este texto analisa a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Espírito Santo (ES), de 2015 a 2018, no contexto de um Estado que refaz seu mandato (objetivos para a educação), reconduz sua capacidade (os recursos financeiros e humanos) e reconfigura sua governança, composta por sujeitos da Sociedade Civil e da Sociedade Política, que se interconectam para consolidar os objetivos educacionais no contexto de uma agenda global (Dale, 2000, 2008). Metodologicamente, caminha-se pelas Pesquisa Documental e Etnografia de Redes. Os dados indicam mudanças na política educacional relacionadas com a provisão, o financiamento, a governabilidade, e que essas mudanças têm modificado a oferta e a provisão da EJA. Nesse sentido, as conclusões indicam que o mandato para a EJA se articula com consensos hegemônicos, pautados, a rigor, no empreendedorismo e na política da oportunidade, enquanto a capacidade caminha por vias nebulosas e a nova governança aproxima a EJA da dinâmica econômica global, causando impactos no direito à educação.

Biografia do Autor

Ivan Cardoso Oliose, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutorando em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil;
Professor, Educação Básica, Vitória, Espírito Santo, Brasil.

 

Edna Castro de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil; Professora,
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Oliose, I. C., & Oliveira, E. C. de. (2024). Educação de Jovens e Adultos S/A: impactos da agenda global no Estado do Espírito Santo, Brasil. Educar Em Revista, 40(1), e94997. https://doi.org/10.1590/1984-0411.94997

Edição

Seção

DOSSIÊ "A internacionalização das políticas educacionais no marco dos direitos humanos"