Educação de Jovens e Adultos S/A
impactos da agenda global no Estado do Espírito Santo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.94997Palavras-chave:
Agenda Global, EJA, Estado, Nova Governança.Resumo
Este texto analisa a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Espírito Santo (ES), de 2015 a 2018, no contexto de um Estado que refaz seu mandato (objetivos para a educação), reconduz sua capacidade (os recursos financeiros e humanos) e reconfigura sua governança, composta por sujeitos da Sociedade Civil e da Sociedade Política, que se interconectam para consolidar os objetivos educacionais no contexto de uma agenda global (Dale, 2000, 2008). Metodologicamente, caminha-se pelas Pesquisa Documental e Etnografia de Redes. Os dados indicam mudanças na política educacional relacionadas com a provisão, o financiamento, a governabilidade, e que essas mudanças têm modificado a oferta e a provisão da EJA. Nesse sentido, as conclusões indicam que o mandato para a EJA se articula com consensos hegemônicos, pautados, a rigor, no empreendedorismo e na política da oportunidade, enquanto a capacidade caminha por vias nebulosas e a nova governança aproxima a EJA da dinâmica econômica global, causando impactos no direito à educação.
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