A base nacional comum curricular: um olhar para o ensino de história nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.91090Palavras-chave:
Ensino de História nos Anos Iniciais, Didática da História, Aprendizagem Histórica, Currículo Nacional de Base ComumResumo
O presente artigo intenciona refletir sobre como se manifesta a concepção didática para o ensino de História no início da escolarização. Esta reflexão toma como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), para então investigar como a Base Nacional Comum Curricular-História (2017), no que se refere a relação da criança com a História. A Base Nacional Comum Curricular, publicada em 2017, assume um caráter de documento normativo com orientações acerca do que seria imprescindível para a formação de crianças e jovens brasileiros, norteando desta forma, o trabalho pedagógico na Educação Básica e, assim, como documentos que a antecederam, carregam uma série de apontamentos voltados ao ensino de História ao explicitar as unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades. O aporte teórico que sustenta as reflexões deste artigo considera a Didática da História como a ciência da aprendizagem histórica (Rüsen, 2007) na perspectiva da cognição histórica, localizada em um campo de investigação chamado de Educação Histórica. As reflexões são amparadas por uma metodologia de natureza qualitativa e, em função do objeto de análise, foi utilizada a análise de conteúdo (Franco, 2005). Assim, nos limites da reflexão, intencionamos ampliar o debate sobre a aprendizagem de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.