Currículos socioemocionais, habilidades do século XXI e o investimento econômico na educação: as novas políticas curriculares em exame

Autores

  • Rodrigo Saballa de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Roberto Rafael Dias da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Palavras-chave:

Políticas curriculares, currículos socioemocionais, competências socioemocionais, capital humano.

Resumo

Nos regimes de implementação das políticas curriculares contemporâneas, noções como competências socioemocionais, habilidades do século XXI, paradigma holístico, currículo socioemocional e abordagem transversal tornaram-se recorrentes nos debates educacionais mobilizados pelos diferentes sistemas de ensino. O presente artigo é decorrente de uma pesquisa que, a partir do campo de Estudos das Políticas de Currículo, tem como objetivo problematizar a difusão de um modelo contemporâneo de currículo socioemocional que toma os estudantes como capital humano a ser investido. Para tanto, definiu-se como corpus de análise do artigo um modelo de currículo socioemocional colocado em ação no Rio de Janeiro, no qual são examinados: a) as racionalidades governamentais que operam na implementação do currículo; b) os sentidos de conhecimento escolar e formação humana engendrados na trama discursiva curricular. O artigo apresenta, então, um diagnóstico das articulações entre infância, escolarização e neoliberalismo.

Biografia do Autor

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Pós -Doutor em Educação (UFPEL), Doutor em Educação (UFRGS). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Departamento de Estudos Especializados (DEE), na área de Educação Infantil.

Roberto Rafael Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Doutor em Educação (UNISINOS), Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Downloads

Publicado

2017-02-25

Como Citar

Carvalho, R. S. de, & Silva, R. R. D. da. (2017). Currículos socioemocionais, habilidades do século XXI e o investimento econômico na educação: as novas políticas curriculares em exame. Educar Em Revista, 33(63), p. 173–190. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44451

Edição

Seção

Demanda Contínua