Contribuições dos estudos de implementação para a análise de políticas educacionais: uma breve discussão do contexto de implementação da BNCC

Autores

Palavras-chave:

implementação de políticas, BNCC, PCNs, currículo

Resumo

Recorrendo a contribuições de autores do campo da ciência política e da administração pública, o presente texto traça um breve histórico dos estudos de implementação de políticas, originalmente divididos em duas abordagens consideradas antagônicas. Em seguida, explora um dos modelos de síntese desenvolvidos a partir dos anos 1990 para superar tal dicotomia (MATLAND, 1995), a fim de produzir uma análise inicial sobre a forma como as variáveis ambiguidade e conflito vêm sendo articuladas em políticas educacionais curriculares recentes, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Biografia do Autor

Marina Meira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Professora de Língua Inglesa no Colégio Pedro II.

Alicia Bonamino, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professora e Pesquisadora do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Meira, M., & Bonamino, A. (2021). Contribuições dos estudos de implementação para a análise de políticas educacionais: uma breve discussão do contexto de implementação da BNCC. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78979

Edição

Seção

Dossiê - Implementação de políticas públicas para o combate às desigualdades educacionais